SSP conclui 1ª turma de MBA em Inteligência em Segurança Pública
Quarenta e oito integrantes das forças policiais – entre eles o perito criminal e Coordenador do Núcleo de Inteligência Estratégica (NIE) da SPTC, Rodrigo Tapia – concluíram a 1ª turma do curso de MBA em Inteligência em Segurança Pública, realizado pela SSP, por meio de parceria com a Universidade Estadual de Goiás (UEG).
A cerimônia foi prestigiada pelo atual Secretário de Segurança Pública – Irapuan Costa Júnior, pelo ex-secretário da pasta e atual secretário-chefe do Gabinete de Assuntos Estratégicos, Ricardo Balestreri e pela Superintendente de Polícia Técnico-Científica – Rejane Sena Barcellos, entre outras autoridades.
Um dos principais objetivos do curso é fazer com que os operadores de segurança pública e justiça criminal adquiram novos conhecimentos sobre as atividades de inteligência, nos níveis tático e estratégico, no âmbito do Estado.
O secretário-chefe do Gabinete de Assuntos Estratégicos, Ricardo Balestreri ressaltou que, ao capacitar as forças de segurança, Goiás segue modelos de sucesso de outros países. “Intelectualidade e praticidade caminham juntas. O Governo de Goiás e a Secretaria de Segurança Pública dão um passo importante ao propiciar conhecimentos ainda mais técnicos às forças policiais”, disse.
Superintendente de Inteligência Integrada da SSP, delegado Danilo Fabiano Carvalho também destacou a importância da capacitação permanente dos profissionais que atuam na área de segurança. “A formação em inteligência contribui para antecipar ações criminosas. Esse é um dos nossos principais focos”, explicou.
Segundo o superintendente da Academia Estadual de Segurança Pública, professor Julio Alejandro Quezada Jelvez, o curso é uma ferramenta decisiva na qualificação diante de decisões e controle de conflitos, das diversas formas de manifestação da violência, da criminalidade urbana e do crime organizado.
“Os participantes foram qualificados a potencializar competências que fazem parte do trabalho de inteligência, com conhecimento e preparação”, declarou.
Ainda na solenidade, os formandos homenagearam Irapuan Costa Júnior, Ricardo Balestreri, Danilo Fabiano e Julio Alejandro, entre outras autoridades, pelo apoio na implantação do curso no âmbito da SSP.
Fonte: Comunicação Setorial da SSP
Fotos: André Costa






