Semana do Perito 2023 – I Congresso de Polícia Científica de Goiás
Normas para submissão de trabalhos científicos
- Normas gerais dos trabalhos
- Não haverá limite de inscrição de trabalhos por apresentador ou coautor;
- Cada trabalho poderá conter no máximo 05 (cinco) autores, contando com o apresentador;
- O conteúdo do resumo submetido é de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es) quanto à veracidade e propriedade intelectual;
- Os resumos expandidos deverão ser submetidos, com no mínimo 02 (duas) e no máximo 04 (quatro) laudas (incluindo imagens, gráficos, tabelas, anexos e apêndices) em formato Word, conforme modelo disponibilizado: link do documento;
- Não há necessidade de ser um trabalho inédito;
- Serão aceitos trabalhos em português e inglês, sendo que erros de ortografia e concordância serão critérios para avaliação e aceite.
- Os apresentadores de trabalhos deverão necessariamente estar inscritos no evento, pois a ausência da inscrição inviabilizará a apresentação do(s) trabalho(s) inscrito(s).
- Os resumos serão avaliados segundo os critérios:
- Fundamentação e relevância do estudo;
- Adequação do método aos objetivos propostos;
- Clareza na apresentação e discussão dos resultados;
- Contribuição à atuação pericial;
- Aplicação da norma culta da língua utilizada (português ou inglês).
- Todos os resumos aprovados serão publicados na Revista Brasileira de Criminalística – RBC em forma de anais de evento;
- Haverá premiação de menção honrosa aos trabalhos que se destacarem.
- Da inscrição
- As inscrições de trabalhos deverão ser realizadas exclusivamente pelo link https://forms.gle/YRzCCRTevqQFHkxc9, entre os dias 28/08/2023 à 30/10/2023 .
- Após análise da comissão científica, o autor receberá, por email, o aviso de aceite, solicitação de correção do resumo submetido ou recusa do trabalho;
- Tipo de apresentação
- Os resumos submetidos serão apresentados na categoria Fórum: apresentação oral terá duração de 20 (vinte) minutos, logo após a arguição da banca avaliadora de poderá acontecer durante 10 (dez) minutos, no máximo;
- A submissão dos trabalhos poderá ocorrer segundo as seguintes modalidades:
- Relato de pesquisa – deverá ser estruturado da seguinte forma: introdução, objetivos, material e método, resultados, discussão, conclusão e referências bibliográficas;
- Estudo de caso – deverá ser estruturado da seguinte forma: introdução, objetivos, relato do caso, discussão, conclusão e referências bibliográficas.
- Revisão bibliográfica – deverá ser estruturado da seguinte forma: introdução, objetivos, material e método, resultados e discussão, conclusão e referências bibliográficas;
- Os trabalhos poderão contemplar as seguintes áreas temáticas:
- Acidente de Trânsito e Identificação Veicular;
- Balística Forense;
- Computação e Imagem Forenses;
- Documentoscopia, Contabilidade e Merceologia;
- Engenharia Forense;
- Genética e Biologia Forense;
- Gestão e Inovação;
- Local de Crime e Papiloscopia;
- Medicina Legal, Odontologia Legal e Antropologia Forense;
- Medicina Veterinária Legal;
- Perícias Ambientais;
- Psicologia e Psiquiatria Forense;
- Química e Toxicologia Forense.
- Regras para formatação do Resumo
4.1 – Layout da página
Seu trabalho deve usar um tamanho de página correspondente a A4, que é 210 mm de largura por 297 mm de comprimento. As margens devem ser definidas da seguinte forma:
- Superior: 10 mm;
- Inferior: 20 mm;
- Esquerda: 25 mm;
- Direita: 20 mm.
Seu resumo expandido deve ser formatado em duas colunas, com um espaço de 50 mm entre as colunas.
4.2 – Estilo da página
Todos os parágrafos devem ser recuados e justificados, tanto à esquerda quanto à direita.
4.3 – Fonte do texto do documento
O documento deve estar em Arial. Outros tipos de fontes podem ser utilizadas se for necessário para propósitos especiais. Os tamanhos de fonte recomendados pode ser consultados na tabela 1 desse documento.
4.4 – Título e Autores
O título deve estar em tamanho 17, com espaçamentos antes (18pt) e depois (12pt). Os nomes dos autores devem estar em tamanho 12, com espaçamento antes (0pt) e depois (8pt). A filiação dos autores deve ser em tamanho 9, em itálico, com espaçamentos antes (0pt) e depois (0pt).
Não é permitida a inserção de dados como titulação profissional ou acessória junto aos nomes dos autores, por exemplo: Mestre, Diretor, Membro da ABC.
Os nomes deverão ser colocados de forma completa e sem abreviaturas, sendo o último sobrenome escrito em caixa alta.
Cada filiação deve conter, no mínimo o nome da coordenação e seção (por exemplo: Instituto de Criminalística – LAPAP, Goiânia (GO), Brasil – ou – 09ª CRPTC – PAP São Luís de Montes Belos (GO), Brasil). É necessário incluir o endereço de e-mail do autor correspondente.
4.5 – Seção de títulos
Títulos e subtítulos devem ter fonte 10pt e serem numerados sequencialmente. Recomendamos não inserir mais do que dois (dois) subtítulos. Os subtítulos devem ser em negrito e itálico e com espaçamentos 0pt antes e depois.
4.6 – Figuras e tabelas
As figuras e tabelas devem ser centralizadas na coluna. Figuras e tabelas grandes (como o exemplo do modelo de resumo) podem ser posicionadas na parte inferior ou superior da página.
Os gráficos podem ser coloridos, destinando-se o cuidado de utilizar cores contrastantes entre si para facilitar o entendimento dos leitores. Verifique se a resolução das imagens está adequada e com qualidade.
Tabela 1. Tamanho das fontes para o artigo. A legenda vem antes da tabela.
| Tamanho
Fonte |
Apresentação (Time New Roman) | |||
| Regular | Negrito | Negrito / Itálico | Itálico | |
| 9 | Título das tabelas e das figuras | Títulos: Tabela e Figura | – | – |
| 10 | Corpo do resumo e do abstract | Títulos: Resumo e Abstract | – | – |
| 10 | Corpo do texto e Referências | Títulos (em maiúsculo) | Subtítulo 1 | Subtítulo 2 |
| 12 | Nome do(s) autor(es) | – | – | – |
| 17 | Título do artigo | – | – | – |
4.7 – Legendas das tabelas
As tabelas devem ser numeradas com algarismos arábicos, com fonte em tamanho 9pt e centralizadas. Legendas de tabelas devem ser colocadas acima da tabela, como na tabela 1.
4.8 – Legendas de figuras
As figuras devem ser numeradas com algarismos arábicos, com fonte em tamanho 9pt, colocadas de forma centralizada caso possua uma única linha e mais de uma linha deve ser justificada. Solicitamos que as figuras do próprio autor sejam identificadas como “fonte: os autores”, caso a figura utilizada seja de outro trabalho científico deverá ser identificado o autor, conforme exemplo no modelo de resumo.
4.9 – Número de página, cabeçalho e rodapé
Os números de página deverão ficar no fim de cada página, à direita. Não há necessidade de fazer alterações os números de página nem nos cabeçalhos e rodapés.
4.10 – Equações e teoremas
Caso seja necessário inserir expressões matemáticas ao longo do texto, o autor deverá utilizar o equation do MS/Word e posicioná-las em um linha separada, como no modelo de resumo.
Os números que identificam as equações no texto devem ser posicionados no final da linha, à direita, e colocados entre parênteses.
4.11 – Referências
O título da seção de Referências Bibliográficas não deve ser numerado. Todos os itens da referência devem estar com tamanho de fonte 10. Por favor, utilize os estilos regular, itálico e negrito para distinguir diferentes campos, como mostrado na seção de Referências Bibliográficas. Número de itens de referência consecutivamente em sobrescrito (por exemplo, 1). Ao final do trabalho estas devem aparecer na seção “Referência Bibliográfica” por ordem de apresentação no texto.
Ao se referir a um item da referência, por favor, basta utilizar o número da referência, como em 2. Não use “Ref. 3” ou “referência 3”, exceto no início de uma frase, por exemplo, “Referência 3 mostra que…”. Várias referências são numeradas com suportes distintos (por exemplo, 2, 4-6). Exemplos de itens de referência de diferentes categorias mostradas na seção de Referências Bibliográficas incluem:
- Artigos de revistas, os quais devem conter (nesta ordem) nome(s) do(s) autor(es), título do artigo, abreviação do periódico (em negrito), número do volume (seguido de dois pontos), número da página inicial, número da página final e ano da publicação (entre parênteses). Veja exemplo em 1;
- Dissertações, as quais devem conter nome do autor, o título da dissertação, [Dissertação de Mestrado] (entre colchetes), Departamento, nome da Universidade e ano de conclusão. Veja exemplo em 2;
- Teses, as quais devem conter nome do autor, o título da tese, [Tese de Doutorado] (entre colchetes), Departamento, nome da Universidade e ano de conclusão. Veja exemplo em 3;
- Anais de conferências publicadas, os quais devem conter nome(s) do(s) autor(es), o título do trabalho, “Anais (em negrito) do nome da Conferência”, número da página inicial, número da página final e ano da publicação. Veja exemplo em 4;
- Livros, os quais devem conter nome(s) do(s) autor(es), título do livro, nome da editora, país da publicação, ano da publicação e páginas consultadas. Veja exemplo em 5;
- Artigos encaminhados para publicação, os quais devem conter nome(s) do(s) autor(es), título do artigo, abreviação do periódico (em negrito) e possível ano da publicação. Veja exemplo em 6. Recomendamos, entretanto, que esse tipo de citação seja evitado;
- Páginas da Web, as quais devem conter nome(s) do(s) autor(es), abreviação do periódico (em negrito), número do volume, número da página, ano da publicação, data de consulta e o sítio da internet onde se encontra o artigo. Veja exemplo em 7.
No arquivo para inscrição do resumo há exemplos de como editar a bibliografia, caso ainda haja dúvida.
A comissão avaliadora analisará apenas os trabalhos que atenderem os requisitos elencados na presente norma.


