PGJ realiza reunião de integração com a Secretaria de Segurança Pública
O procurador-geral de Justiça de Goiás, Benedito Torres Neto, se reuniu nesta segunda-feira (11/9) com o secretário de Segurança Pública, Ricardo Balestreri. A reunião teve como finalidade promover a integração de ações de diferentes áreas do Ministério Público com as atividade da secretaria. Também foi assinado um termo de cooperação entre as entidades.
Participaram da reunião os subprocuradores-gerais Carlos Alberto Fonseca e Aylton Vechi, os coordenadores dos Centros de Apoio Luciano Meireles (Criminal), Liana Antunes (Educação), Patrícia Otoni (Direitos Humanos), Bruno Barra (Defesa do Patrimônio Público), Eduardo Prego (Saúde) e Delson Leone Júnior (Meio Ambiente), além do coordenador da Escola Superior do MP, Flávio Cardoso, e do promotor Antônio de Pádua, que assessora a sub Administrativa.
Da parte da Secretaria de Segurança Pública, participaram da reunião de trabalho o delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Marcelo Aires, o comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Carlos Helbingen Júnior, a superintendente da Polícia Técnico-Científica, Rejane Barcelos, a superintendente do Procon, Darlene de Azevedo, e o assessor especial do Gabinete da Secretaria, Ten Cel José Augusto.
Segundo Benedito Torres, o MP-GO busca parceria com diversos entes públicos em busca de soluções para o cidadão. “O trabalho de planejamento, elaboração de políticas públicas e integração do Ministério Público com órgãos e secretarias pertinentes é fundamental para enfrentarmos as crises que a sociedade vivencia em todas as áreas em Goiás e no País”, afirmou o PGJ.
Balestreri destacou a importância da iniciativa. “Temos no Ministério Público de Goiás uma atuação na área de Segurança Pública que está entre os mais elevados níveis do País. Posso dizer isso com conhecimento de causa, porque fui Secretário Nacional de Segurança Pública, conheço a realidade dos quatro cantos do Brasil”, afirmou.
O secretário lembrou ainda que o Brasil tem anualmente um prejuízo de R$ 100 bilhões provocado pela insegurança pública.
Durante a reunião, cada centro de apoio presente apresentou seus projetos e demandou medidas que a Secretaria de Segurança Pública pode providenciar para solucionar as questões em pauta.
Soluções
“Não vamos ficar na mesmice de tratar as questões apenas na esfera judicial, estamos trabalhando duro para fazer um estado melhor, um País melhor apresentando soluções”, observou Benedito Torres.
Balestreri sugeriu que reuniões de trabalho semelhantes sejam realizadas com outros secretários de Estado. “Vocês estão indo muito além das funções protocolares, mostram que é possível encontrar soluções efetivas em benefício da sociedade. Tive hoje uma surpresa muito gratificante”, afirmou.
Cooperação
Antes da reunião com os centros de apoio, o PGJ e o secretário assinaram um termo de cooperação no sentido de intercâmbio de capacitação entre as duas instituições. A partir desse termo, profissionais das duas instituições ministrarão módulos nos cursos de formação das respectivas áreas.
“Nós promotores teremos aulas de policiais civis e de peritos criminais, assim como eles terão módulos ministrados por promotores em seus cursos de formação. Isso amplia a integração entre as instituições e o trabalho que tem como finalidade o bem social”, explicou Luciano Meireles.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MP-GO


