Perícias Externas tem nova coordenação

LIDIANEA perita criminal Lidiane Aparecida da Penha Santana assumiu a Coordenação de Perícias Externas (CPE) do Instituto de Criminalística (IC) da Superintendência de Polícia Técnico-Científica de Goiás (SPTC-GO), com o desafio de motivar ainda mais as equipes e aumentar a produtividade, agilizando a emissão dos laudos.
Servidora efetiva da SPTC desde 2010, Lidiane Santana é biomédica com mestrado em biologia molecular, com graduação e pós pela Universidade Federal de Goiás (UFG).
Com uma equipe composta por 33 peritos externos, 5 servidores administrativos, 20 motoristas, 6 fotógrafos e 6 atendentes, ela espera, no fim deste ano, apresentar números ainda mais expressivos que os do ano passado, quando a Coordenação atendeu 3.747 ocorrências, uma média de 10,2 ao dia. Ao todo, foram confeccionados 1.980 laudos, todos imprescindíveis para o poder Judiciário.
“Nosso objetivo é produzir o laudo completo, perfeito, no menor tempo possível”, diz. Ela explica, porém, que às vezes são necessários exames complementares e o prazo precisa ser dilatado.
Periciar locais de crime e produzir laudos são tarefas que requerem muito trabalho, conhecimento e gosto pelo desafio. A equipe de perícias externas, segundo Lidiane Santana, é ciente de seus deveres e conta com o respeito da população.
Os peritos da Coordenação de Perícias Externas (CPE) atendem ocorrências diversas, dos mais diferentes tipos de crimes. Entram na lista os acidentes de trânsito com vítimas fatais ou com lesão corporal grave, mortes violentas (como homicídios e suicídios), acidentes de trabalho e crimes contra o patrimônio (arrombamentos, furtos, incêndios). Também é atribuição dos peritos externos realizar as reproduções simuladas, mais conhecidas como reconstituições de crimes.
Os peritos são especializados em encontrar vestígios ou mesmo indícios de prova material dos crimes e a atividade é considerada de alta complexidade.

LOGO

Polícia Científica: Ciência a favor da verdade!

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo