CURSO DE INVESTIGAÇÃO AERONÁUTICO

CURSO DE INVESTIGAÇÃO AERONÁUTICO
CURSO DE INVESTIGAÇÃO AERONÁUTICO

 

Encerrou-se no último 21-Set, a 1ª edição do “Curso de Investigação do Fator Material (CI–FM)”, que contou com representante da Polícia Científica do Estado de Goiás: o Perito Criminal Celso Faria, lotado na Seção de Engenharia Forense (SENG) do Instituto de Criminalística Leonardo Rodrigues (ICLR/SPTC).

Nesta 1ª edição (iniciada a 12-Set), o CI–FM foi executado nas instalações da Divisão de Materiais (AMR) do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE). O treinamento teve como objetivo a capacitação de profissionais para o exercício das atividades de Investigação de ocorrências no âmbito do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), relativas aos aspectos de projeto, fabricação e manuseio de componentes aeronáuticos.

Para alcançar tal objetivo, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) dividiu o curso em 02 fases: teórica e prática. A 1ª utilizou a metodologia de ensino a distância, e a 2ª abordou vários temas, dentre os quais, Ação Inicial, Fotografia voltada para Investigação, Investigação da Propulsão e Análise de Materiais e Falhas.

O CI–FM contou com instrutores do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), do CENIPA, da Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER), da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e da AZUL Linhas Aéreas. Contou, também, com alunos da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira, da EMBRAER, da ANAC, da Polícia Federal, das Polícias Científicas de Goiás e de São Paulo e de empresas ligadas à aviação.

POLÍCIA CIENTÍFICA: ciência a favor da verdade!

Governo na palma da mão