No dia 11 de agosto de 2014 uma equipe de 14 Peritos Criminais da Polícia Técnico-Científica de Goiás visitou o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – CENIPA

No dia 11 de agosto de 2014 uma equipe de 14 Peritos Criminais da Polícia Técnico-Científica de Goiás visitou o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos - CENIPACom a maior incidência de acidentes aeronáuticos em Goiás, vimos a necessidade de integrar as equipes da PTC e da SERIPA VI (Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos). A equipe foi composta por profissionais do Instituto de Criminalística Leonardo Rodrigues – Peritos Criminais: Dra. Gyzele Cristina Xavier Santos Souza; Dra. Juliana de Carvalho Cardoso; Dr. Fernando Tomain; Dr. Márcio Resende e Silva; Dr. Renato Moreira Leite; a Coordenadora de Perícias Internas, Dra. Valéria Lopes Rezende; do Núcleo Regional de Polícia Técnico-Científica de Formosa, – Peritos Criminais: Dr. Douglas Cavalcante e Dr. Herico Alvoai; do Núcleo Regional de Polícia Técnico-Científica de Goiás: Dr. Luiz Carlos Tavares e Dra. Grazielly (peritos que atuaram na queda da aeronave em Aruanã- Go), e Núcleo Regional de Polícia Técnico-Científica de Luziânia: Dr. Luis César e Dr. Laécio Carneiro.

Fomos recebidos pelo Brigadeiro Dilton José Schuck, pelo seu assessor de comunicação Coronel Ido e pelo Tenente Coronel Matos, Coordenador do SERIPA VI, responsável pelas investigações em acidentes aeronáuticos que ocorrem nos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Houve duas explanações as quais expuseram toda a filosofia do trabalho do CENIPA que visa exclusivamente a Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.

Na oportunidade nos foram apresentados os laboratórios técnicos do CENIPA, inclusive o Laboratório de Análise de Destroços, único na América Latina e de leitura e análise de dados de gravadores de vôo. Foi também aberto um canal de diálogo para abertura de vagas de cursos no CENIPA, destinadas aos peritos criminais de Goiás que possuírem formação nas áreas específicas, para aprimoramento dos servidores da SPTC, para o conhecimento dos riscos à vida humana em local de acidente aéreo e para estabelecimento de uma parceria nos trabalhos de investigação preventiva do CENIPA e de investigação criminal da PTC.

Quanto às atribuições do CENIPA, nos foi apresentado artigos da lei 12.970 de 07/05/2014, onde em nosso entendimento, há necessidade de uma maior discussão entre as duas Instituições.

Haverá reunião nacional de Dirigentes de Polícia Técnico-Científica em Florianópolis/SC, no início de setembro e a SPTC já encaminhou como pauta de reunião a sugestão de discussão desta lei (atribuições, cadeia de custódia, dentre outros), para uma padronização nacional.

Veja as Fotos na Galeria:

Governo na palma da mão