7 de Abril – Dia do Médico Legista

Lição de Anatomia do Dr. Deyman, Amsterdã, 1656.Homenagem ao trabalho deste importante profissional da Polícia Técnico-Científica do Estado de Goiás, que utiliza seus conhecimentos no esclarecimento da verdade para real aplicação da justiça.

O Dia do Médico Legista é comemorado anualmente em 7 de abril.

Esta data homenageia uma das áreas mais importantes dentro da medicina: a medicina legal, ou seja, a atividade exercida pelos médicos legistas.

Estes profissionais são responsáveis em realizar a necrópsia em corpos humanos, com o objetivo de analisar a estrutura orgânica do corpo, na tentativa de encontrar e explicar o motivo que teria levado aquela pessoa a morrer.

Os médicos legistas atuam quando as circunstâncias da morte não são naturais, ou seja, um assassinato, acidente ou suicídio.

Para estar apto a ser um médico legista, os interessados deverão concluir o curso de ensino superior em Medicina, sendo também possuir conhecimentos básicos de direito, biologia, química, balística, entre outras.

Origem do Dia do Médico Legista
O Dia do Médico Legista surgiu no ano de 1886, com a aprovação da lei nº 18, que oficializa a perícia médico-legal no Brasil, sob assinatura do conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira, então presidente da Província de São Paulo.

Ilustração de uma Lição de Anatomia do Dr. Deyman (fragmento). Rembrandt van Rijn, 1656, Rijksmuseum, Amsterdã.

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo