Webinar discute regionalização dos serviços de saneamento básico em Goiás

Presidente da Goiás Parcerias foi convidado como palestrante para curso com participação de gestores municipais goianos

Como parte da programação de curso de Saneamento Básico, promovido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), o presidente da Companhia de Investimento e Parcerias do Estado de Goiás (Goiás Parcerias), Diego Soares, foi convidado, nesta sexta-feira (25), a participar como preletor do webinar “O estudo de caso da proposta de regionalização de Goiás”. O curso tem como público-alvo gestores municipais goianos e o webinar também trouxe como convidados o gerente de Saneamento Básico da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR), Eduardo Henrique da Cunha; a especialista no setor e ex-gerente da Semad, Ingrid Nascimento; com a mediação do professor José Carlos de Oliveira.

Durante sua participação, o presidente da Goiás Parcerias reforçou que o Estado tem como papel proporcionar a facilitação das metas dos municípios relativas ao saneamento e é nesse sentido que foi formatada a proposta de regionalização do Governo de Goiás, visando a viabilidade econômico-financeira para os municípios e considerando também o viés socioambiental. Segundo Diego Soares, com a regionalização, o intuito é buscar um equilíbrio para que os benefícios relacionados à infraestrutura de água, esgoto e resíduos sólidos cheguem à população.

O presidente da Goiás Parcerias ainda apresentou a informação de que, em média, 80% dos municípios goianos não têm a destinação correta de resíduos sólidos e que a Companhia de Investimento pode contribuir com os municípios na busca de soluções que envolvam parceiros privados, que consigam absorver as demandas. Também ressaltou que os gestores públicos têm como responsabilidade mostrar o retorno dos investimentos aos cidadãos, diminuir custos com novas tecnologias, divulgar os benefícios, por meio de uma construção coletiva dos projetos. “A informação precisa chegar à sociedade, devemos incentivar a participação em consultas públicas e isso deve partir dos gestores”, afirmou.

Sobre o envolvimento entre prefeituras e Estado, Diego Soares indicou que podem ser feitas tratativas por meio das federações e associações municipais com as secretarias de Governo para que as demandas sejam atendidas de forma coletiva, mas que levem em consideração as especialidades de cada região. Entre outras abordagens do tema no webinar, também foi esclarecido que existe um projeto de regionalização do saneamento, que foi amplamente discutido com os municípios, e atualmente aguarda tramitação na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.

Comunicação Goiás Parcerias – Governo de Goiás

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo