Governo de Goiás apresenta ônibus 100% elétrico em projeto com atuação da Goiás Parcerias

Mais de 100 veículos vão substituir os atuais 86 da frota da linha na capital e Região Metropolitana. Modelo tem autonomia para percorrer 250 quilômetros a cada recarga de cinco horas, com bateria de fosfato, considerada mais limpa e segura, possui ar-condicionado ionizado, carregadores de celular e Wi-Fi  

O Governo de Goiás apresentou na manhã desta segunda-feira (17) o primeiro ônibus articulado 100% elétrico para utilização no Eixo Anhanguera. A Goiás Parcerias atua na iniciativa para modernizar o serviço como órgão consultor e de apoio às pastas  Metrobus e Secretaria-Geral da Governadoria (SGG), envolvidas na estruturação e implementação do projeto que é uma parceria público-privada com o consórcio formado pelas empresas Enel X, Marcopolo e Consórcio HP-ITA (Urbi Mobilidade Urbana).

O projeto “O Futuro é Agora: Apresentação da Modernização do Eixo Anhanguera” inicia avaliação de modelo que é equipado com ar-condicionado, carregadores de celular e foi desenvolvido com suspensão pneumática em todos os eixos, o que proporciona mais conforto para os usuários. A promessa é de autonomia para percorrer 250 quilômetros, com até cinco horas para recarga da bateria feita de fosfato de ferro, considerada a mais limpa e segura, já que é reciclável e à prova de fogo. O ônibus 100 elétrico deixa de emitir 184 toneladas de CO2 ao ano, o equivalente ao plantio de 1311 árvores.

O veículo, da montadora chinesa Build Your Dreams (BYD), com fábrica em Campinas (SP), passará por um período de avaliação de viabilidade técnica e econômica para implantação. Nessa fase de estudo, o modelo não vai rodar com passageiros. Ao todo, serão mais de 100, com expectativa de entrarem em circulação ainda neste semestre. Serão analisados os indicadores operacionais de manutenção desse tipo de veículo e como funciona o sistema eletrônico dentro das características do trajeto na linha do Eixo Anhanguera e das suas extensões. No período de avaliação, também serão verificados autonomia, tempo de carregamento, custo da operação e realizados treinamentos. 

O andamento para a substituição é viabilizado por meio de um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), que é uma prática internacionalmente recomendada para se promover mais transparência e competitividade no processo de seleção, modelagem, licitação e contratação de projetos de infraestrutura. No Brasil, o PMI está previsto na lei 8.987/1995, com regulamentação pelo Decreto 5.977/2006, que orienta sobre o procedimento destinado à apresentação de projetos, estudos, levantamentos ou investigações a serem utilizados em modelagens de parcerias público-privadas.

O governador, Ronaldo Caiado, secretários de estado e a imprensa local, estiveram presentes na primeira viagem do veículo com passageiros, passando por pontos importantes da capital. O governador recepcionou as pessoas que entravam no ônibus no Terminal da Praça da Bíblia e seguiu percurso pelos terminais Praça A, Dergo até o Terminal Padre Pelágio.

Atuação da Goiás Parcerias no projeto

A Companhia de Investimento e Parcerias (Goiás Parcerias) tem como objetivo colaborar, apoiar e viabilizar a implementação do Programa de Parcerias Público-Privadas (PPP) e outras parcerias de interesse do desenvolvimento econômico e social de Goiás. Como órgão expert no setor, a companhia atua em conjunto com a SGG e Metrobus no projeto de modernização da frota do Eixo Anhanguera, prestando assessoria para as pastas, buscando a iniciativa mais viável para implementação, ampliando o diálogo com a iniciativa privada e trabalhando nos estudos e estruturação para a modelagem do projeto. 

 

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