Diálogo com prefeitos goianos é ampliado para desenvolvimento de projetos público-privados

Com apoio da Federação Goiana dos Municípios, líderes municipais apresentaram, em evento em Goiânia (GO), demandas de suas regiões e esclareceram dúvidas sobre possibilidades de parcerias

Prefeitos de todas as regiões do Estado de Goiás tiveram a oportunidade de dialogar com equipe da Companhia de Investimento e Parcerias do Estado de Goiás (Goiás Parcerias) para apresentar demandas de infraestrutura de seus municípios, durante a I Reunião Preparatória de ações do Planejamento Estratégico 2020. O encontro foi promovido na manhã desta quarta-feira (18), na sede da Federação Goiana dos Municípios (FGM), com intuito de elaborar planos de trabalho que possam viabilizar Parcerias Público-Privadas (PPPs) em municípios de Goiás e angariar investimentos para consórcios públicos intermunicipais.

Em explanação sobre possíveis projetos com o apoio da Goiás Parcerias, o presidente da Companhia, Enio Caiado, esclareceu dúvidas dos prefeitos sobre como PPPs podem ser formatadas para levar benefícios para a população dos municípios. Entre as demandas já elencadas, estão desde projetos para resíduos sólidos, terminais rodoviários até iluminação pública. “Cada caso precisa ser avaliado para análise da viabilidade econômica-financeira do objeto de estudo, oferta de segurança jurídica e de garantias de recebimento para todas as partes envolvidas”, explicou o presidente.

Os consórcios públicos também poderão receber o apoio da Goiás Parcerias na busca de investimentos que atendam às necessidades do grupo de municípios. Nos próximos meses, serão realizadas reuniões da equipe da Companhia com os consórcios públicos intermunicipais no Estado de Goiás para estudos, de forma específica e técnica, de soluções aos gargalos encontrados. De acordo com Enio Caiado, esse primeiro encontro foi apenas uma etapa inicial para que em 2020 as prefeituras consigam dar andamento a projetos público-privados com êxito. “Estamos de portas abertas para todos os prefeitos, com equipe técnica preparada para elencar o que é viável e, assim, contribuir com a população de Goiás”, afirmou.

Durante o evento, o presidente da FGM, Haroldo Naves, também ressaltou a importância do contato dos prefeitos com o Governo de Goiás para contribuir com a formalização de projetos, conquista de recursos e apoio técnico de equipe qualificada para melhorar a infraestrutura dos municípios. “Não estamos aqui falando de milagre. Com as inúmeras dificuldades que passam os municípios, investir somente com sua receita própria é praticamente impossível. Com o que foi apresentado, Municípios, Estado e União podem fortalecer os projetos”, reiterou.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo