Equipe da Goiás Parcerias conclui curso do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) sobre PPPs

De 28 de maio a 15 de junho, colaboradores da Companhia de Investimento e Parcerias do Estado de Goiás (Goiás Parcerias) participaram do curso “Parcerias Público Privadas para o Desenvolvimento: Implementando Soluções no Brasil”, desenvolvido pelo Programa IDBx, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Receberam certificados diretores da Goiás Parcerias, assessores da Diretoria Técnica e Diretoria Administrativa, assessoras jurídica e de Comunicação da Goiás Parcerias.

O curso buscou compartilhar experiências de instituições internacionais com a finalidade de contribuir para a diminuição das lacunas de conhecimento, resultando na utilização efetiva das Parcerias Público-Privadas (PPPs). Também ofereceu ideias, soluções e lições aprendidas para lidar com desafios e restrições das capacidades técnicas e administrativas do setor público, experiências de diferentes setores, como infraestrutura, saúde, educação, banda larga e setor fiscal, levando em conta contextos nacionais de vários países, incluindo Brasil, Peru, México e Colômbia. O curso colocou à disposição das participantes leituras selecionadas, vídeos, tutoriais e outros recursos de aprendizagem.

O assessor técnico da Goiás Parcerias, Denner Sousa, afirma que o curso foi esclarecedor e enriqueceu os conhecimentos sobre PPPs por ter demonstrado uma realidade próxima a do Brasil, abrangendo PPPs da América Latina. “A pandemia da Covid-19 trouxe consequências, como a parada da produção industrial, a recessão em todos os continentes, não sendo diferente no Brasil. Mostrou a fragilidade e os pontos vulneráveis da economia e da infraestrutura em todos os países. Mas, com o retorno gradual das atividades econômicas, grandes oportunidades estão surgindo, há a necessidade de aumento da infraestrutura nacional. As PPPs são uma ótima opção e solução para superar esses gargalos, pois podem oferecer melhorias necessárias para implantação, gestão mais eficiente e com qualidade, em grandes projetos para a retomada do País”, acredita.

A assessora jurídica da Companhia, Luciana Crisóstomo, também afirma que o curso atendeu expectativas ao ampliar os conhecimentos e fortalecer as capacidades técnicas dos participantes para identificar, preparar e implementar, de forma adequada e efetiva, projetos de PPP. “Além da estrutura teórica, tivemos acesso aos vídeos de casos implementados, informações repassadas por líderes de instituições internacionais e experiências de governos de outros países. Poderemos aplicar os ensinamentos em nossa rotina de nosso trabalho”, ressalta.

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo