Audiência Pública levanta sugestões sobre concessão de rodovias em Goiás
Equipe da Goiás Parcerias participou do evento, realizado em Goiânia (GO), e promovido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres
O presidente da Goiás Parcerias, Diego Soares, ao lado do diretor Técnico, Heitor Camargo e de assessores da Companhia, participou na última quarta-feira (17), no auditório na sede da Receita Federal, em Goiânia (GO), de audiência pública promovida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), relacionada ao projeto de concessão de quatro trechos de rodovias estaduais: GO-020 – Goiânia – Cristianópolis; GO-060 – Goiânia – Iporá; GO-070 – Goiânia – cidade de Goiás e GO-080 – Goiânia – Goianésia.
Os estudos dos projetos foram iniciados em grupo de trabalho do Governo de Goiás, formado pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) e pela Goiás Parcerias, com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Posteriormente, foram repassados ao Governo Federal, por meio de um convênio firmado entre o governo de Goiás e o Ministério dos Transportes.
O projeto abrange 572,82 km de rodovias estaduais, que serão gerenciadas pela ANTT. Durante os 35 anos de concessão, o projeto prevê investimentos de quase R$ 9,4 bilhões.O período para conhecimento do projeto e o envio de contribuições escritas pela sociedade inicia em 14 de março e vai até as 18h de 29 de abril, por meio do Sistema ParticipANTT.
Melhorias
Para o projeto, conforme os estudos desenvolvidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), estão previstas obras de ampliação de capacidade, incluindo 63,439 km de duplicação, 32,964 km de faixas adicionais, 8,969 km de vias marginais e 8,030 km de contornos. Além disso, diversas melhorias estão planejadas, como passagens inferiores, retornos, rotatórias, passarelas, acessos, pontos de ônibus e ciclovia. O projeto contempla a instalação de sete praças de pedágio e oito Bases Operacionais.
No processo, após avaliação da Superintendência de Concessão de Infraestrutura da ANTT, as sugestões coletadas durante o processo de participação social poderão ser incluídas às minutas de Edital e Contrato, ao Programa de Exploração da Rodovia e aos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental do projeto de concessão Polo Goiânia.
As rodovias a serem concedidas têm origem em Goiânia e conectam a capital a regiões relevantes na economia goiana. Além disso, percorrem rotas importantes para a conexão do estado com outras unidades federativas, destacando-se o Mato Grosso e Minas Gerais. Essa infraestrutura visa melhorar a fluidez de tráfego e a segurança viária, promovendo a integração regional e nacional. O projeto também proporciona a interligação do fluxo metropolitano a destinos turísticos e áreas de movimentação de cargas. A integração da região metropolitana a esses fluxos econômicos, especialmente relacionados à soja, promoverá o crescimento econômico em diversas regiões próximas.
Fonte: Goiás Parcerias com ANTT