Redação Oficial
Modalidade
EaD Assíncrono – conteúdos gravados e material para leitura, sem aulas ao vivo e sem interação com o professor no fórum.
Objetivo Geral
Desenvolver competências necessárias para o melhor desempenho das atividades profissionais ligadas à produção de textos oficiais e à aplicação da norma culta da Língua Portuguesa.
Objetivos Específicos
- identificar as diferenças entre língua, linguagem, adequação linguística e as variações linguísticas;
- compreender as regras do Novo Acordo Ortográfico;
- demonstrar as funcionalidades da Redação Oficial, seu espaço de circulação e suas finalidades;
- identificar os principais parâmetros que distinguem a comunicação oficial dos demais tipos textuais;
- descrever os aspectos de formatação e diagramação das comunicações e atos normativos;
- utilizar de forma adequada as formas oficiais dos pronomes de tratamento; e
- identificar as particularidades estruturais dos documentos de expediente da Administração Pública, tais como: ofício, parecer, despacho, ata dentre outros.
Metodologia
Este é um curso desenvolvido na modalidade a distância – EaD em formato assíncrono, ou seja, realiza-se livre de tutoria ou de quaisquer interações entre instrutor e aluno, pois o conteúdo disponibilizado foi previamente gravado. Não há utilização de ferramentas como fórum, chat, mensagens direcionadas ao instrutor.
Estão disponíveis videoaulas, exercícios e arquivos com extensão .pdf distribuídos em cinco módulos, que para melhor compreensão e domínio do conteúdo recomenda-se sejam estudados sequencialmente.
Público-Alvo
Servidores Públicos do Poder Executivo Estadual.
Carga Horária
28 horas
Conteúdo Programático
Módulo I – Você sabe se comunicar?
Diferença entre língua e linguagem; variações linguísticas, adequação linguística, vícios de linguagem, acordo ortográfico (regras de acentuação gráfica, uso do hífen em palavras compostas, nas locuções e nas formações com prefixos e sufixos)
Módulo II – O que é um texto oficial?
Histórico normativo da redação oficial no Brasil e o Manual de Redação Oficial. Características fundamentais do texto oficial (impessoalidade, uniformidade, clareza e objetividade, formalidade e padronização, coesão e concisão). Fechos para comunicações. Identificação do signatário.
Perguntas e respostas sobre temas diversos
Critérios para aprovação
Aproveitamento igual ou superior a 70 (setenta) pontos na atividade avaliativa do curso.