Projeto RefrescaMente inova no incentivo à leitura
Com mais um projeto em franco andamento a Escola de Governo vem inovando com ações de ocupação do seu próprio espaço. Não bastasse a horta desenvolvida, o reuso da água, agora é a vez de oferecer ao aluno que transita pela Escola uma geladeira recheada de livros para refrescar a mente, ‘a Geloteca’ como está sendo conhecida.
Incentivar o hábito da leitura através do compartilhamento de livros num ambiente de livre acesso e abordagem colaborativa é o objetivo do Projeto RefrescaMente que foi materializado em uma geladeira estilizada, após a intervenção gratuita do grafiteiro Joka.
Para ganhar vida o projeto contou com a colaboração desde a sua idealização. De um lado servidores desejosos de espalhar o gosto pela leitura, encontraram na Escola de Governo espaço para isso, e cotizaram o custo do material para a pintura da geladeira doada por um dos servidores. De outro lado, o artista aceitou o convite e com toda a liberdade para criar, ofereceu seu trabalho em favor do incentivo à leitura, sem nenhum ônus.
Colaboração, confiança e interação
A proposta é que aqueles que passarem pela Escola possam levar algum livro para ler, se informar, se emocionar ou aprender algo novo. E também que tragam doações de livros para que outros possam ter acesso a mais conteúdo interessante e diversificado.
O acesso é livre tanto para pegar e levar, quanto para deixar livros. Não há regras de devolução. A pessoa pode ficar com o livro e depois passá-lo adiante. O importante é fazer o conhecimento se espalhar. A aposta é na colaboração, na autonomia, na confiança e na interação entre as pessoas.
No lançamento (11/4) do RefrescaMente o secretário da Administração Pedro Sales foi apresentado à ‘Geloteca’ pela superintendente da Escola de Governo Roberta Costa. Ele elogiou a iniciativa, reforçou a importância de ações nesse sentido e aproveitou para levar consigo uma biografia de Gandhi. Nada mais alinhado com o nome do projeto, que refrescar a mente com uma biografia inspiradora.
Novas formas de ocupação do espaço da Escola de Governo fazem parte de outro projeto. São as exposições artísticas pensadas dentro do Projeto Semear.