Programa de Certificação em Compras Governamentais tem lançamento dia 21
Programa de Certificação em Compras Governamentais criado pela Escola de Governo, em parceria com a Superintendência Central de Compras Governamentais e Logística – SCCGL será lançado na sede da Escola de Governo no próximo dia 21/8 às 14h pelo secretário da Administração Bruno D’Abadia. No evento será exposto como a certificação foi estruturada e suas entregas possíveis até chegar a sua obtenção. Ao final, os participantes poderão interagir com perguntas.
A execução desse programa de certificação tem início com o curso Básico de Licitações de 26/8 a 06/9 das 14h às 18h e será disponibilizado, preferencialmente, aos servidores lotados na SCCGL. As inscrições tanto para o evento de lançamento, quanto para o curso inicial já se encontram abertas no Portal do Aluno.
A certificação em compras governamentais (180h) é o atesto do conhecimento em assuntos relacionados a aquisições, contratações e atividades congêneres na Administração Pública. No fluxograma da certificação diversos cursos foram alocados em Formações que são realizadas ora de maneira optativa, ora sequencial. Para alcançar a certificação, o servidor deverá concluir 05 Formações e em cada Formação um número determinado de cursos. E ainda, ser aprovado em teste de conhecimento.
Segundo Roberta Costa, superintendente da Escola de Governo, o Programa de Certificação em Compras Governamentais é o segundo programa a ser lançado, o primeiro foi o Programa de Compliance Público. Eles fazem parte de uma série que será abrigada em um programa próprio de certificação da Escola de Governo, que considera as necessidades das áreas finalísticas gestoras de negócio e as especificidades de conhecimentos necessários para certificação e habilitação às funções a serem exercidas, conforme prevê o art. 11 do Decreto Nº 9.462 de 11 de julho de 2019 que instituiu o Programa MOVE – Merecer, Oportunizar, Valorizar e Envolver.
A capacitação em compras deverá proporcionar ao cursando uma visão ampliada do processo de aquisição governamental, desde o início da demanda até a entrega final do produto ou serviço, trazendo mais celeridade ao procedimento, mais qualidade na aquisição e maior economia final. Apesar da obtenção da certificação não estar vinculada à ocupação de cargo/função ou de recebimento de benefícios, inclusive pecuniários, é possível que ela figure como um entre outros quesitos, a critério da Administração, quando o assunto for programas/projetos relacionados aos servidores.