Palestra sobre tendências e desafios de liderança marca lançamento de nova etapa do programa LiderAção
Como exercer a liderança de equipes, levando em consideração as tendências e desafios da atualidade. Esse foi o tema debatido na manhã desta sexta-feira (16/8), no Auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira (PPLT). Em palestra conduzida pela professora do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), Sônia Regina Lota, com plateia formada por subsecretários e superintendentes de todas as pastas e unidades do Executivo estadual, foi lançada a nova etapa do LiderAção – programa de formação de lideranças do Governo de Goiás.
Diretora da Escola de Governo, Roberta Costa abriu a programação, representando o secretário da Administração Alan Tavares. “Goiás sai à frente de outros estados. O LiderAção é uma iniciativa pioneira, que tem servido de estudo de caso para outros estados”, celebrou Roberta. Ela lembrou também o impacto das lideranças nas equipes e nos resultados entregues à população. “É consenso a necessidade de se capacitar não só os servidores que estão na ponta, nas atividades técnicas e operacionais, mas principalmente aqueles que tomam as decisões e influenciam diretamente na elaboração e implementação das políticas públicas”, justificou.
Consultora de Comunicação, Negociação e Transformação Cultural, Sônia Lota apresentou as tendências que devem ser consideradas pelas lideranças, no contexto atual, como a adoção de novas tecnologias no setor público, adaptação a populações diversas e multiculturais, interdependência crescente entre países e cidades e enfrentamento de desafios ambientais.
“O maior desafio da liderança, hoje, se resume em encontrar pessoas que queiram fazer; que elas saibam fazer; e que, efetivamente, façam. O líder precisa de ferramentas para alcançar esse resultado”, disse. Ela elencou como competências essenciais para líderes, nesse contexto, o pensamento crítico, criatividade, inteligência emocional e colaboração. A especialista é uma das professoras do programa, na nova etapa.
Responsável pelas parcerias com Governo, da Frente de Liderança da Fundação Lemann, Mariana Cropalato, que participou virtualmente da abertura da palestra, também falou a respeito da importância da capacitação de líderes no serviço público. “Quando falamos de liderança, falamos em acreditar nas pessoas e no poder que cada um tem de transformar. (No poder público), um líder tem a missão de gerar impactos positivos capazes de alterar a realidade do nosso país”, frisou.
Nova etapa
A etapa lançada nesta sexta-feira é voltada para lideranças estratégicas e tem como público-alvo servidores ocupantes de cargos DAS-2 ou DAS-4 da estrutura básica. Serão disponibilizadas 40 vagas, a serem preenchidas mediante processo seletivo de etapa única. A formação será presencial, na sede da Escola de Governo, com carga horária de 60 horas. Nesta etapa todo o programa será conduzido pelo Insper, em parceria com a Fundação Lemann. O edital, com todas as informações, será publicado na próxima segunda-feira (19/8).
LiderAção
O programa LiderAção é conduzido pela Secretaria da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo. É um projeto prioritário definido no Plano de Governo da Sead e uma das metas do Planejamento Estratégico da Secretaria. Lançado em novembro de 2023, o programa ofertou vagas para a alta gestão – secretários e correlatos, na primeira etapa, e em seguida para gerentes e equivalentes. Além da etapa lançada nesta sexta-feira, para subsecretários e superintendentes, o cronograma contempla ainda a formação de futuros líderes, a partir de 2025.
O programa é viabilizado por meio de acordo de cooperação técnica celebrado entre o Governo de Goiás, Fundação Lemann e Insper. Com recortes específicos para cada público, o LiderAção prevê a realização de diversas ações de capacitação e desenvolvimento, para todos os ocupantes de cargos de liderança do Estado.
Fotos: Ilâne Nunes
Secretaria da Administração – Governo de Goiás