Ouvidoria pública: o que você tem a ver com isso?

Modalidade

Este curso foi desenvolvido no modelo híbrido de aprendizagem, tendo conteúdos gravados e material para leitura disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), para que o aluno acesse e estude previamente, a fim de obter uma melhor interação com os instrutores durante a aula presencial.

Objetivo Geral

Propiciar aos participantes conhecimento sobre a atividade de ouvidoria pública no poder executivo de Goiás que envolve ouvidores, agentes de ouvidoria e servidores de áreas técnicas responsáveis por responder aos pedidos de acesso à informação e às manifestações.

Objetivos Específicos

  • Saber o que é uma ouvidoria pública: conceito, competências e estrutura administrativa;
  • Conhecer os processos de trabalho que envolvem o tratamento das demandas da sociedade pela ouvidoria e por áreas técnicas da administração pública;
  • Interpretar a manifestação desde o seu registro na ouvidoria, passando pela possibilidade de pedido de complementação da manifestação para melhor entendimento dos fatos descritos pelo manifestante;
  • Exercitar a criação de personas, a fim de conhecer, o mais próximo possível, quem é o manifestante, por meio da análise da linguagem utilizada pelo cidadão no registro das manifestações;
  • Utilizar técnicas que permitam a produção de resposta mais satisfatória à manifestação;
  • Refletir sobre a necessidade de utilização dos relatórios de ouvidoria para a melhoria da prestação de serviços públicos;
  • Analisar a ouvidoria na prática: dados, relatórios e resultados; e
  • Estimular a tomada de providências pela administração pública a partir das demandas apresentadas por usuários de serviços públicos.

Público-Alvo

Aberto a todos os servidores, com foco em servidores que atuam na ouvidoria e em áreas responsáveis pelo fornecimento de informações ao cidadão e de respostas às manifestações.

Pré-requisito

Não há.

Carga Horária

33 horas

Conteúdo Programático – acesse o AVA e estude antes da aula presencial 

  • Módulo 1 – Conhecendo a ouvidoria pública;
  • Módulo 2 – Gestão da atividade de ouvidoria;
  • Módulo 3 – Gestão dos resultados; e
  • Módulo 4 – Apresentação de casos.

Critérios para aprovação

Participação na aula presencial e aproveitamento igual ou superior a 70 (setenta) pontos na atividade avaliativa do curso.

Avaliação

A avaliação ficará disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) nos 2 últimos dias úteis do curso. Será possível utilizar-se de 2 tentativas para finalizar o questionário e para cada tentativa haverá o prazo de 2h de duração.

Governo na palma da mão

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