No mês que celebra a Consciência Negra, Sead promove roda de conversa sobre racismo
Promovido pelo PequiLab, encontro reunirá historiadora e mestre Janira Sodré e delegado Joaquim Adorno
Em celebração ao Dia da Consciência Negra, instituído nacionalmente no dia 20 de novembro, a Secretaria da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo, promoverá, no dia 29 de novembro, uma roda de conversa com o tema ‘Racismo e Antirracismo – a perspectiva de quem enfrenta esses desafios de frente’. O encontro será realizado na sede da Escola de Governo, das 8h às 12h. Para participar é necessário realizar a inscrição no Portal do Aluno (sgc.escoladegoverno.go.gov.br).
O evento é preparado pelo PequiLab, o laboratório de inovação em governo da Sead, que fomenta a inovação com foco nas pessoas ao invés das organizações. O objetivo da edição é discutir e gerar reflexões sobre racismo e antirracismo na perspectiva de quem atua profissionalmente na temática, do ponto de vista da educação, pesquisa e consultoria, e do atendimento às vítimas de crimes raciais.
Para participar da roda de conversa, o PequiLab convidou a Doutoranda em História pela Universidade de Brasília, Janira Sodré. Ela é mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, membro da Rede Latino-americana de Feminismos de Terreiros; da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros e Negras e da Rede de Historiadores Negros. Também estará no encontro o delegado titular da Delegacia Estadual de Atendimento à Vítima de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Deacri), Joaquim Adorno.
“Convidamos a Janira Sodré e Joaquim Adorno para tratar de um tema com que lidam diariamente, no campo profissional e pessoal. Esse evento é para todos, inclusive aqueles que acreditam que nunca tiveram atitudes ou comportamentos racistas. A maioria das pessoas pensa assim e seguimos convivendo com essa prática, que prejudica o desenvolvimento de nossa sociedade”, avalia o gerente do PequiLab, Paulo Henrique de Souza.
Além do racismo, a roda de conversa abordará também temas como intolerância religiosa e LGBTfobia; atendimento e proteção de vítimas desses crimes; igualdade racial enquanto política pública e formação continuada do servidor público sobre o tema.
Semear
Para além dos cursos oficiais da programação da Escola de Governo, o projeto Semear oferece toda uma grade de workshops temáticos com conteúdo acessório, atualizado e instigante, em eventos pensados especialmente para informar, impactar, despertar e inspirar os servidores. O projeto prevê a realização de seminários, encontros, mediações, exposições, alinhamentos e rodas de conversa.
Serviço:
Semear – Roda de Conversa
Racismo e Antirracismo – a perspectiva de quem enfrenta esses desafios de frente
Dia: 29/11/2024 (sexta-feira)
Horário: 8h às 12h
Local: Escola de Governo
Inscrições: sgc.escoladegoverno.go.gov.br – aba Semear
Secretaria da Administração – Governo de Goiás