Inglês instrumental e raciocínio quantitativo como preparação para mestrado

Estão abertas as inscrições para os cursos Inglês Instrumental e Raciocínio Quantitativo oferecidos pela Escola de Governo aos servidores interessados em aprender esses conteúdos para fins específicos, como é o caso de processos seletivos para mestrados que exijam pontuação no teste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD). Aqui no estado, três cursos de mestrado utilizam-se dessa pontuação para o ingresso de alunos. A ideia é capacitar servidores para melhor desempenho no teste da ANPAD, que avalia conhecimentos das línguas portuguesa e inglesa, bem como habilidades de raciocínios lógico, quantitativo e analítico.

Com esta iniciativa a Escola de Governo pretende estimular a cultura do aprendizado contínuo, com foco em pós-graduações como mestrados e até doutorados, mesmo que ainda não sejam disponibilizados em sua grade de capacitação.

O curso de Inglês Instrumental é direcionado para o aprendizado de técnicas de leitura e interpretação de textos em inglês, aliadas a estudos de gramática e vocabulário específico da área estudada, com o objetivo de compreender textos, livros, artigos estrangeiros e resolução de provas. É ofertado em dias e horários diferenciados, de 18/05 a 13/07 somente aos sábados das 9h às 12h, perfazendo uma carga horária de 27h.

Já o curso Raciocínio Quantitativo será realizado de 20/05 a 05/07 às segundas, quartas e sextas-feiras no horário das 18h30 às 21h30, com carga horária total de 60h. As inscrições para esses cursos são feitas, exclusivamente, pelo Portal do Aluno.

A Escola de Governo lembra que o inglês instrumental é um inglês técnico e tem como pré-requisito conhecimentos básicos da língua inglesa. Tanto o curso de inglês, quanto o de raciocínio quantitativo podem ajudar os servidores a refinar seus conhecimentos em suas próprias áreas de trabalho, além de auxiliar nos testes de proficiência visando um mestrado ou doutorado. Por isso, é interessante conhecer o conteúdo programático dessas capacitações que estão abertas a todos os servidores, mas preferencialmente, àqueles com o objetivo voltado para exames como o da ANPAD, que estão com provas previstas para julho (14/7) e outubro (27/10) deste ano.

Estão com datas a confirmar cursos de português, raciocínio analítico e lógico também voltados para  atender servidores interessados em se submeterem ao exame de proficiência da ANPAD.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo