Gestão de Riscos na prática – operacionalização do aplicativo Smartsheet’
Carga Horária
12 horas
Objetivo
Capacitar servidores do Estado de Goiás para operacionalização da Matriz de Riscos, modelo padrão CGE, no aplicativo ‘smartsheet’, com fundamento na ABNT NBR ISO 31000:2018 e no normativo estadual sobre Gestão de Riscos, eixo IV do Programa de Compliance Público (PCP-GO).
Público-Alvo
Servidores públicos estaduais das entidades que participam do Programa de Compliance Público e que operacionalizam a Gestão de Riscos nas áreas de atuação.
Conteúdo Programático
- Análise Riscos (identificação, avaliação e análise de Riscos) – aprender sobre descrição do risco, associação com os objetivos estratégicos e operacionais, identificação das causas e consequências, identificação da CAUSA-RAIZ, proprietários de riscos efetividade dos controles, probabilidade, impacto e nível de riscos iniciais, indicador e meta para monitoramento do risco, entre outras informações acerca da avaliação de riscos organizacionais. Exercício prático na planilha Matriz de Riscos (modelo CGE) para avaliação de um risco corporativo.
- Ações de Controle – Projeto e Processo – aprender sobre ações de controle preventivas e reativas, ou seja, que atacam causas ou consequência. Aprender sobre o andamento das ações: existentes, a iniciar, iniciada, implantada, sobrestada e cancelada. Aprender a montar Planos de Ação para Ações Existentes (Processos) e Ações a Implantar (Projeto). Exercício prático na planilha Matriz de Riscos (modelo CGE) para inserção de uma ação de controle e um Plano de ação para o risco avaliado anteriormente.
- Gerenciamento de Riscos (Monitoramento Periódico de Riscos e Ações de Controle): Avaliar resultados positivos e possível economia gerada. Avaliar efetividade dos controles, probabilidade, impacto e nível de riscos depois de implantada a Gestão de Riscos. Mensurar indicador e avaliá-lo de acordo com a meta estabelecida. Exercício prático na planilha Matriz de Riscos (modelo CGE) para o Monitoramento Quadrimestral do risco e da ação anteriormente inseridas.
Critérios para aprovação
Frequência igual ou superior a 80%.