Elaboração de Relatórios Gerenciais de Finanças Públicas utilizando o Business Objects – Módulo Básico
Curso Híbrido – não há turmas disponíveis para inscrição
Modalidade
Curso Híbrido – curso a distância, com conteúdos gravados, material para leitura no AVA e aulas presenciais obrigatórias na Escola de Governo.
Objetivo
- Apresentar o conjunto de informações das finanças públicas estaduais presentes na plataforma de BI;
- Compreender as principais funcionalidades da ferramenta Business Objects (BO);
- Elaborar relatórios gerenciais utilizando tabelas e gráficos, por meio do acesso às bases de dados dos sistemas orçamentário e financeiro do Estado de Goiás.
Público-Alvo
Servidores Públicos do Poder Executivo Estadual.
Carga Horária
40 horas – o curso conta com 28h pela plataforma AVA e 12h presenciais obrigatórias na Escola de Governo.
Pré-requisito
Bons conhecimentos de execução orçamentária e financeira, noções de informática e em planilhas eletrônicas.
Conteúdo Programático
1. Como funciona um Data Warehouse
2. Características da ferramenta Business Objects (BO)
3. Principais funcionalidades do BO
4. Elaboração de consultas utilizando a Guia de dados
5. Filtros e Objetos de resultado
6. Como salvar um documento
7. Como enviar relatórios para outros usuários
8. Utilização de múltiplos provedores de dados
9. Utilização de filtros de relatório, controle de entrada e Drill
10. Criação de tabelas e gráficos
11. Utilização de seções
12. Criação e edição de fórmulas e variáveis
13. Criação de formatação condicional (alertas)
14. Características dos universos de execução orçamentária e planejamento financeiro
15. Criação de relatórios (básico)
16. Exercícios de fixação.
Critérios para aprovação
Frequência igual a 100% (cem por cento) nas aulas presenciais e aproveitamento igual ou superior a 70 pontos na atividade avaliativa do curso.
{article 926}[title]{/article}
{article 926}[text]{/article}