Relatórios Gerenciais de Finanças Públicas com Business Objects
Curso Híbrido – não há turmas disponíveis para inscrição
Aulas Presenciais:
24/02 – 02/03 – 09/03 (sábados), das 8h às 12h
Objetivo
Apresentar o conjunto de informações das finanças públicas estaduais presentes na plataforma de BI; Compreender as principais funcionalidades da ferramenta Business Objects (BO); Elaborar relatórios gerenciais utilizando tabelas e gráficos, por meio do acesso às bases de dados dos sistemas orçamentário e financeiro do Estado de Goiás.
Público-Alvo
Servidores públicos das áreas de monitoramento, controle e execução orçamentária e financeira, planejamento e contabilidade.
Carga Horária
40 horas
Pré-requisito
Bons conhecimentos do processo de execução orçamentária e financeira do Estado; Noções de informática, com ênfase em planilhas eletrônicas.
Conteúdo Programático
- Como funciona um Data Warehouse
- Características da ferramenta Business Objects (BO)
- Principais funcionalidades do BO
- Elaboração de consultas utilizando a Guia de dados
- Filtros e Objetos de resultado
- Como salvar um documento
- Como enviar relatórios para outros usuários
- 8Utilização de múltiplos provedores de dados
- Utilização de filtros de relatório, controle de entrada e Drill
- Criação de tabelas e gráficos
- Utilização de seções
- Criação e edição de fórmulas e variáveis
- Criação de formatação condicional (alertas)
- Características dos universos de finanças públicas
- Criação de relatórios (básico)
- Criação de relatórios (avançado)
- Exercícios de fixação.