Do ponto de vista macroeconômico, qual a importância de um ajuste fiscal?

Roda de Conversa realizada na Escola de Governo no dia 25/06/2019.

Contextualização | Formato Definido | Convidados | Fotos | Vídeo | Notícias

Contextualização

Do cenário atual em que se confirma o estado de estagnação econômica e da clara necessidade de se viabilizar investimentos para melhorar a competitividade de Goiás e do Brasil, vem ganhando a pauta as discussões sobre o Ajuste Fiscal das contas do Governo. Daí a sugestão de se debater, sob o ponto de vista macroeconômico, por que é importante proceder com um ajuste fiscal.

Formato Definido

Pela primeira vez o formato adotado foi de uma Roda de Conversa/Entrevista. Inspirada no formato adotado em consagrados programas de TV, com o Roda Viva, da TV Cultura, e o Roda de Entrevista, da TBC, esta edição do SEMEAR foi realizada no formato Roda de Conversa. Neste formato há um entrevistado, especialista no tema principal, e entrevistadores, pessoas com conhecimento e vivência do tema em diferentes perspectivas, além do mediador, responsável por guiar os assuntos e moderar o debate.  

Convidados

Entrevistado:

Bruno Magalhães D’Abadia – Mestre em Economia pela UnB, Chefe de Gabinete da Secretaria de Administração do Estado de Goiás

Possui graduação em Engenharia Mecatrônica pela Universidade de Brasília (2008), especialização em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário de Anápolis (2011), e mestrado em Economia pela Universidade de Brasília (2016). Foi professor-substituto da Universidade de Brasília (UnB) e professor titular do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). É servidor efetivo da Câmara dos Deputados exercendo a função de Consultor Legislativo na área de Finanças Públicas. Tem experiência como engenheiro de empresa estatal e da iniciativa privada, bem como na área de Economia, com ênfase em Finanças Públicas Internas e Gestão Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Federalismo Fiscal, Orçamento Público, Descentralização de Recursos, Política Fiscal e Endividamento Público.

Entrevistadores:

Flávio Henrique de Sarmento Seixas – Membro do Conselho de Economia do Estado de Goiás – Corecon-GO

Economista (UFF), mestre e doutor em economia (UFU), Instrutor da Escola de Governo de Goiás e professor da Universidade Paulista (UNIP) e do mestrado profissional do Centro Universitário UNIALFA. Artigos publicados em revistas nacionais sobre o tema e pela STN – Prêmio Tesouro Nacional

Marcelo Rodrigues Trevenzoli – Superintendente de Controle, Avaliação e Gerenciamento das Unidades de Saúde – Secretaria da Saúde do Estado de Goiás

Everton Sotto Tibiriçá Rosa – Prof. Efetivo da Faculdade de Ciências Econômicas – UFG, e Dr. em Economia pela UNICAMP

Possui Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP – 2009), Mestrado em Ciências Econômicas pela UNICAMP (2012) e é Doutor em Teoria Econômica pela UNICAMP (2016). Atualmente é colaborador de pesquisa no Centro de Estudos de Relações Internacionais (CERI/UNICAMP) e Professor de Economia na Universidade Federal de Goiás (UFG). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Monetária, Macroeconomia, Instituições Monetárias e Financeiras, tendo interesse e atuado nos seguintes temas: Teoria e Política Monetária (Creditícia e Financeira); Banco Central, Inflação e Dinâmica Econômica; Sistemas Financeiros Nacionais; Instituições Financeiras Públicas; Fragilidade e Instabilidade Financeiras.

Mediadora:

Carla Lacerda – Jornalista

Jornalista com 15 anos de ex­periência, formada pela Universi­dade Federal de Goiás (UFG), em 2003. Em 2009, finalizou Pós-Gra­duação em Jornalismo Literário. É autora de dois livros: Sobreviventes do Césio – 20 anos depois (2007) e Antônio de Oliveira – A marca de um homem (2016). Pelo primeiro título, recebeu menção honrosa no Prêmio Vladimir Herzog e foi agra­ciada pelo Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado de Goiás. Tem experiência em jornal impresso e assessoria de imprensa. Desde 2010, é repórter concursada na TV Brasil Central, afiliada da TV Cul­tura em Goiás. É ainda sócia-fun­dadora da empresa Sua Vida em Livro, especializada na redação e edição de biografias, memórias, li­vros empresariais e institucionais.

Fotos

Vídeo

Notícias

Roda de conversa discute ajuste fiscal

Ajuste fiscal foi tema em roda de conversa na Escola de Governo

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo