Diretrizes de Gestão por Processos com Modelagem de Processos

Objetivo Geral

O curso de Diretrizes de Gestão por Processos com Modelagem de Processos visa apresentar as Diretrizes de Gestão por Processos no Estado de Goiás aos servidores públicos estaduais, com o objetivo de demonstrar a utilização do conhecimento sobre Gestão por Processos como ferramenta para implantar o modelo de Governança de Processos, realizar o alinhamento entre a dimensão estratégica e a dimensão operacional (processos) e transformar os processos de trabalho com o foco DO cidadão por meio da modelagem de processos .

Objetivos Específicos

  • Despertar o interesse dos servidores públicos pela disciplina de Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM), como ferramenta necessária ao alcance da excelência operacional do órgão/entidade e da simplificação dos serviços públicos;
  • Apresentar e explicar o modelo de Governança de Processos adotado pelo estado;
  • Ensinar como realizar o alinhamento entre a estratégia e a dimensão operacional, identificando os processos organizacionais que entregam determinada estratégia, identificar lacunas e sobreposições;
  • Ensinar como realizar o mapeamento, análise e redesenho de processos, com o foco DO cidadão.
  • Ensinar como realizar a modelagem de processos no Ambiente Central de Modelagem de Processos do Estado de Goiás, a partir de informações contidas na Carta de Serviços, e como fazer a gestão do Repositório Central de Processos do Estado de Goiás.

Público-Alvo

Servidores que atuam nas Unidades de Gestão de Pessoas do Estado de Goiás.

Carga Horária

28 horas

Conteúdo Programático

  • Conceitos iniciais: Apresentar os conceitos relevantes no contexto da disciplina de Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM);
  • A gestão por processos no Estado de Goiás: Apresentar a evolução da maturidade em gestão por processos no Estado de Goiás, desde a criação da unidade central de gestão por processos até os dias atuais;
  • Implantando o modelo de Governança de Processos: Identificação dos instrumentos/ferramentas que compõem o modelo de governança de processos adotado no estado (Diretriz 1 de Gestão por Processos);
  • Conhecendo a Cadeia de Valor Integrada do Estado de Goiás: Apresentar a cadeia de valor, ressaltando a sua criação, acesso, manutenção e gestão;
  • Realizando a gestão das demandas: Ensinar como realizar a gestão das demandas relativas à transformação dos processos;
  • Desdobrando a estratégia em processos: Apresentar o conceito de estratégia e ensinar como realizar o alinhamento das estratégias aos processos de trabalho da organização (Diretriz 2 de Gestão por Processos);
  • Priorizando iniciativas: Ensinar como priorizar as iniciativas de melhoria e simplificação de processos a partir do alinhamento dos processos às estratégias;
  • Transformação dos Processos: Conceituar transformação, redesenho e simplificação de processos; abordagens utilizadas na transformação de processos (Diretriz 3 de Gestão por Processos);
  • Mapeando processos com o Cawemo (Camunda): Alinhar conceitos sobre BPMN (notação utilizada na criação dos fluxos dos processos) e ensinar sobre a utilização do Cawemo para a modelagem dos processos.
  • Armazenando informações no repositório de processos: Ensinar sobre “como” armazenar os fluxos dos processos no repositório central de processos;
  • Realizando a análise de processos: Ensinar como compor a análise visando a simplificação do processo, com foco no entendimento dos problemas/gargalos, visando identificar e resolver as suas causas;
  • Priorizando as ideias: Apresentar o conceito de Serviço Mínimo Viável (SMV) e como ele é obtido por meio da priorização de ideias (Jornada de transformação dos serviços públicos);
  • Definindo o indicador de desempenho do processo: Ensinar sobre sistema de medição de desempenho e elaboração de indicador de desempenho de processo;
  • Implantação das ideias:Ensinar como desdobrar o plano de melhoria em plano de ação;
  • Capacitando os envolvidos: Ensinar sobre a importância de capacitar os envolvidos no processo simplificado;
  • Gerindo a rotina dos processos: Ensinar como fazer a melhoria contínua, publicar os processos para uso e realizar a gestão do repositório central de processo.

Critérios para aprovação

Frequência igual ou superior a 80% (oitenta por cento).

Governo na palma da mão

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