Diversidade e Empatia na Gestão de Pessoas
Objetivo
Promover reflexões sobre a empatia no serviço público, a partir de um espaço dialogado de troca de experiências.
Objetivos Específicos:
- Reconhecer conceitos e noções relacionados à Empatia, como ciência, senso comum, cultura e diversidade;
- Dialogar sobre elementos relacionados à estrutura da sociedade brasileira, em especial a goiana, com foco no público atendido pelos servidores;
- Identificar aspectos relacionados à memória coletiva e as narrativas em torno das práticas do servidor público;
- Entender que o papel da linguagem e das interações discursivas são nucleares das relações de alteridade no serviço público;
- Participar de trocas de experiências por meio
Público-Alvo
Servidores do Poder Executivo Estadual.
Carga Horária
16 horas
Horário
8h às 17h
Conteúdo Programático
Módulo 01 – Reflexões conceituais: Ciências sociais e suas divisões; Cultura; Ciência e senso comum; Diversidade e empatia; Atividades de reflexão teórica.
Módulo 02 – Serviço público e cidadania: Gráficos e estatísticas; Essência política e sociológica do serviço público; Estatuto do servidor público; Discursos e embates: entre o opressor e o oprimido; Exercícios.
Módulo 03 – Linguagem e discurso: Memórias, interação e trocas de linguagem; Clientela e empatia: sensibilidade e responsividade ética; “A importância do olhar de fora”: o lugar do outro; Exercício sobre propostas de intervenção.
Módulo 04 – Compartilhamento de vivências e saberes: Estudos de caso; Notícias e reportagens: análise de mídias; Exercício: roda de conversas.
Critérios de Aprovação
Frequência igual ou superior a 80% (oitenta por cento).