Diversidade e Empatia na Gestão de Pessoas

Objetivo

Promover reflexões sobre a empatia no serviço público, a partir de um espaço dialogado de troca de experiências.

Objetivos Específicos:

  • Reconhecer conceitos e noções relacionados à Empatia, como ciência, senso comum, cultura e diversidade;
  • Dialogar sobre elementos relacionados à estrutura da sociedade brasileira, em especial a goiana, com foco no público atendido pelos servidores;
  • Identificar aspectos relacionados à memória coletiva e as narrativas em torno das práticas do servidor público;
  • Entender que o papel da linguagem e das interações discursivas são nucleares das relações de alteridade no serviço público;
  • Participar de trocas de experiências por meio

Público-Alvo

Servidores do Poder Executivo Estadual.

Carga Horária

16 horas

Horário

8h às 17h

Conteúdo Programático

Módulo 01 – Reflexões conceituais: Ciências sociais e suas divisões; Cultura; Ciência e senso comum; Diversidade e empatia; Atividades de reflexão teórica.

Módulo 02 – Serviço público e cidadania: Gráficos e estatísticas; Essência política e sociológica do serviço público; Estatuto do servidor público; Discursos e embates: entre o opressor e o oprimido; Exercícios.

Módulo 03 – Linguagem e discurso: Memórias, interação e trocas de linguagem; Clientela e empatia: sensibilidade e responsividade ética; “A importância do olhar de fora”: o lugar do outro; Exercício sobre propostas de intervenção.

Módulo 04 – Compartilhamento de vivências e saberes: Estudos de caso; Notícias e reportagens: análise de mídias; Exercício: roda de conversas.

Critérios de Aprovação

Frequência igual ou superior a 80% (oitenta por cento).

Governo na palma da mão

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