Diversidade e Empatia na Gestão de Pessoas

Modalidade
Presencial – na Escola de Governo.
Carga Horária
16 horas.
Objetivo
Promover reflexões sobre a empatia no serviço público, a partir de um espaço dialogado de troca de experiências.
Objetivos Específicos:
- Reconhecer conceitos e noções relacionados à Empatia, como ciência, senso comum, cultura e diversidade;
- Dialogar sobre elementos relacionados à estrutura da sociedade brasileira, em especial a goiana, com foco no público atendido pelos servidores;
- Identificar aspectos relacionados à memória coletiva e as narrativas em torno das práticas do servidor público;
- Entender que o papel da linguagem e das interações discursivas são nucleares das relações de alteridade no serviço público;
- Participar de trocas de experiências por meio.
Público-Alvo
Servidores do Poder Executivo Estadual.
Conteúdo Programático
- Módulo 01 – Reflexões conceituais:
• Ciências sociais e suas divisões;
• Cultura;
• Ciência e senso comum;
• Diversidade e empatia;
• Atividades de reflexão teórica. - Módulo 02 – Serviço público e cidadania:
• Gráficos e estatísticas;
• Essência política e sociológica do serviço público;
• Estatuto do servidor público;
• Discursos e embates: entre o opressor e o oprimido;
• Exercícios. - Módulo 03 – Linguagem e discurso:
• Memórias, interação e trocas de linguagem;
• Clientela e empatia: sensibilidade e responsividade ética;
• “A importância do olhar de fora”: o lugar do outro;
• Exercício sobre propostas de intervenção. - Módulo 04 – Compartilhamento de vivências e saberes: Estudos de caso;
• Notícias e reportagens: análise de mídias;
• Exercício: roda de conversas.
Critérios de Aprovação
Frequência igual ou superior a 80% (oitenta por cento).


