Análise de Requisitos: Fundamentos e Melhores Práticas

Workshop Presencial – não há turmas disponíveis para inscrição

O material didático para acompanhamento das atividades do curso será disponibilizado em formato digital no primeiro dia de aula. Nesse caso, não será entregue a apostila (ou material didático) de forma impressa.

Objetivo

Existem diferentes paradigmas, modelos e técnicas para realizar os processos da engenharia de software e consequentemente para a engenharia de requisitos. O objetivo deste workshop é sensibilizar o público sobre a importância da Engenharia de Requisitos e demonstrar os principais fundamentos e boas práticas que sejam úteis para a atuação como analistas de sistemas em novos projetos de software ou na manutenção de softwares já existentes, baseando-se principalmente nas atividades de licitação, análise, especificação e validação de requisitos. Espera-se também que ao final o público se sinta estimulado a aprofundar os conhecimentos através de estudos e cursos.

Público-Alvo

Este Workshop é destinado aos profissionais de TI que desejem atuar como analistas de sistemas/requisitos em projetos de desenvolvimento de software; Profissionais de TI que já exercem a função de analistas de sistemas mas desejam se reciclarem e se atualizarem com novas técnicas e práticas; Gerentes e coordenadores na área de desenvolvimento de software que desejam ter maior conhecimento sobre a Engenharia de Requisitos para auxiliá-los no planejamento e na gestão de equipes e projetos de software; Gerentes de Projetos que desejem aplicar as práticas de Engenharia de Requisitos dentro do contexto de requisitos de projetos.

Carga Horária

04 horas.

Horário das aulas

Curso Presencial, das 8h às 12h.

Pré-requisito

Não há.

Conteúdo Programático

PARTE 1 – CONTEXTUALIZAÇÃO: Fundamentação sobre a Engenharia de Software Moderna; Processos de Desenvolvimento de Software; Modelo RUP e a Análise Orientada a Objetos; Desenvolvimento Iterativo e Evolutivo de Software.

PARTE 2 – INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE REQUISITOS: Desmistificação da

Engenharia de Requisitos. Definições e classificações de Requisitos de Software. Visão geral do Processo de Engenharia de Requisitos.

PARTE 3 – ELICITAÇÃO E ANÁLISE DE REQUISITOS: Modelagem de processos de negócio. Modelagem conceitual com a UML. Desafios da elicitação de requisitos. Técnicas de levantamento de requisitos. Classificação e Organização e Requisitos.

PARTE 4 – ESPECIFICAÇÃO E VALIDAÇÃO DE REQUISITOS: Reflexões sobre boas práticas de especificação de requisitos. Requisitos em linguagem Natural vs linguagem visual. Produção de documento de especificação de requisitos. Prototipação

Critérios para aprovação:

Frequência igual ou superior a 80% (oitenta por cento).

{article 228}[title]{/article}

{article 228}[text]{/article}

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo