Cursos que acontecem em agosto e setembro têm inscrições abertas

Antes de sair em férias reserve uma das 1350 vagas distribuídas em 51 turmas nos diversos cursos oferecidos pela Escola de Governo. Esses são os números para início do segundo semestre referente à capacitação de curta duração. Para saber os dias e os horários dos cursos faça download da programação de cursos e depois inscreva-se pelo Portal do Aluno.

Para facilitar as escolhas e o planejamento da capacitação dos servidores a Escola de Governo abriu as inscrições para o próximo semestre oferecendo dias e horários alternativos, já que muitos cursos estão disponíveis às sextas-feiras e aos sábados, como é o caso da Língua Brasileira de Sinais – Libras desta vez ofertada aos sábados. Já o Inglês Instrumental deverá ganhar mais conteúdo e vir aos sábados com carga horária de 32h. Outro curso, bastante concorrido e também da Área de Comunicação, será oferecido em um final de semana: Falar em Público – Discurso e Comunicação Persuasiva.

Avaliação de Políticas Públicas – noções básicas volta à grade, sendo oferecido na segunda quinzena de setembro. Já os cursos da Área Comportamental Líder Coach – módulo I, módulo II e  módulo III; Eneagrama – módulo I e módulo II normalmente com vagas disputadas são ofertados em diversas turmas ao longo de agosto e setembro.

Gestão de pessoas traz um olhar para a Oficina RH na Prática – módulo I e módulo II. Já a Área Jurídica oferece Direito Previdenciário – noções básicas proporcionando um conjunto de ferramentas capazes de ampliar e potencializar o conhecimento dos servidores sobre os regimes previdenciários com foco no regime próprio de previdência.

Cursos como Excel Básico e Avançado, Informática Básica com Windows e Internet, Sistema Eletrônico de Informações – SEI que possui um conteúdo ampliado em relação à Oficina SEI – Sistema Eletrônico de Informações e CIPA – Básico bastante regulares na grade também estão disponíveis no segundo semestre.

Além dessa capacitação, poderão ser oferecidas turmas sob demanda. São as turmas exclusivas solicitadas pelos órgãos para capacitação de mais de 20 servidores ao mesmo tempo. Outra facilidade é que para a maioria dos cursos já está em fase de conclusão e disponibilização as apostilas digitais. A Escola de Governo aderiu, para grande parte de seu material didático, à prática sustentável de “zero papel”. Esperamos que o aluno adote também a ideia de sustentabilidade e estude sem realizar a impressão do material didático, explica Roberta Costa superintendente da Escola de Governo.

A vantagem de ter um leque de cursos com dias e horários diferenciados só terá efeito se o interessado se adiantar e solicitar de seu chefe imediato a autorização por escrito, liberando-o para capacitação e ainda se apresentar a pré-inscrição autorizada ao responsável pela validação. Para conhecer quem pode validar sua inscrição basta acessar a lista de Contatos no RH Estadual, disponível no site da Escola de Governo. É o que ressalta Larissa Neves, gerente de Desenvolvimento Profissional.

O que está por vir…

Se tempo é dinheiro, por quanto tempo poupar? Por quanto tempo investir? Apresentar um projeto no tempo de 3minutos, como se fosse uma conversa de elevador (pitch) pode dar resultado? E que tal otimizar o tempo desenvolvendo raciocínio lógico e analítico para resolver problemas complexos com maior facilidade? Essas questões perpassam os conteúdos de três novos cursos customizados pela Escola de Governo.

Para saber lidar melhor com o dinheiro foi desenvolvido o curso Finanças Pessoais voltado para todo servidor interessado no uso racional do dinheiro; orçamento pessoal e familiar; uso do crédito na administração de dívidas; planejamento consciente; poupança e investimentos.

Ao final do curso Diagrama do Escopo de Processos o aluno deverá ser capaz, entre outras competências, de modelar processos de negócio numa dimensão abrangente, de utilizar técnicas ágeis e inovadoras para atingir um objetivo proposto e de apresentar projetos de maneira rápida e criativa, por meio da técnica do pitch com storytelling. Esse curso exige o pré-requisito do aluno ter realizado o Curso de Gerenciamento de Processos, ter conhecimento ou trabalhar na área.

Raciocínio Lógico e Analítico traz exercícios e dicas para fazer o teste da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração – ANPAD. Enquanto o raciocínio lógico apura as habilidades do indivíduo para entender estruturas lógicas de relações arbitrárias entre as pessoas, lugares, coisas ou eventos fictícios e as condições usadas para estabelecer as estruturas daquelas relações. O raciocínio analítico testa as habilidades de avaliação de suposições, inferência ou argumentos.

Fechando a mostra de novidades, o Programa de Compliance Público, oferecido no formato de quatro cursos: Eixo 1 – Ética; Eixo 2 – Fomento à Transparência; Eixo 3 – Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar e Eixo 4 – Gestão de Riscos traz conteúdos como ética, transparência, responsabilização e gestão de riscos capacitando para o combate à corrupção. Os cursos foram desenvolvidos visando a Certificação em Compliance Público, numa parceria com a Controladoria Geral do Estado (CGE).

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo