Secult Goiás disponibiliza três pontos fixos para solicitação do auxílio emergencial da Lei Aldir Blanc

Unidades da pasta estarão disponíveis para auxiliar artistas que não têm acesso a recursos como computador e internet. Será preciso fazer agendamento prévio

 

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás), montou três pontos físicos para que trabalhadores da cultura no estado possam solicitar o auxílio emergencial garantido pela Lei Aldir Blanc. Gestores da pasta estarão atendendo e auxiliando o cadastro dos interessados entre a próxima segunda (14) e quarta-feira (16).

O novo cadastramento começou nesta quinta-feira (10) e vai até o próximo dia 16 de dezembro. Os trabalhadores da área cultural poderão se inscrever pela plataforma Mapa Goiano (mapagoiano.cultura.go.gov.br).

Três unidades da Secult estarão disponíveis para auxiliar os artistas que não têm acesso a recursos como computador e internet ou que sejam analfabetos: Centro Cultural Marietta Telles; Vila Cultural Cora Coralina e Centro Cultural Martim Cererê.

Para fazer a inscrição em algum dos pontos fixos, é preciso agendar horário. A medida é necessária para evitar aglomerações nas unidades. Os números disponíveis para agendamento são: 3201-4600 (Centro Cultural Marietta Telles); 3201-9863 (Vila Cultural Cora Coralina) e 3201-4688 (Centro Cultural Martim Cererê).

O ponto fixo no Centro Cultural Marietta Telles vai funcionar entre 8h e 12h e das 14h às 17h30. Já a Vila Cultural Cora Coralina e o Centro Cultural Martim Cererê terão horários disponíveis para os artistas entre às 9h e 12h e das 13h às 17h00.

Podem pleitear o benefício os trabalhadores com atividades suspensas por conta da pandemia, que comprovem: atuação social e profissional nas áreas artística e cultural nos últimos dois anos; não terem emprego formal ativo; que não sejam titulares de benefício previdenciário ou assistencial ou beneficiário do seguro-desemprego ou de programa de transferência de renda federal, ressalvado o Bolsa Família; que a renda familiar mensal per capita seja de até 1/2 (meio) salário- mínimo ou a renda familiar mensal total seja de até 3 (três) salários mínimos, o que for maior, e não serem beneficiários do auxílio emergencial previsto pela Lei nº 13.982, de 2 de abril de 2020.

A primeira fase das inscrições ocorreu entre os dias 28 de setembro e 22 de outubro. A reabertura dos cadastros agora se dá por haver ainda recursos a pagar e, também, pela grande procura dos artistas após o encerramento do primeiro lote de inscritos.

Governo na palma da mão