Museu da Imagem e do Som
Histórico
O Museu da Imagem e do Som de Goiás é uma unidade da Superintendência de Patrimônio Histórico e Artístico da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás). Ele foi criado em 03 de outubro de 1988, por meio do Decreto-Lei 3055 com o objetivo de reunir, preservar, produzir e divulgar as formas de expressão histórica, artística e cultural do Estado registradas em áudio e vídeo. Portanto, seu acervo é constituído de coleções de discos, fitas cassete, fitas magnéticas de áudio e de vídeo, filmes, documentos fotográficos, textuais e bibliográficos.
Além disso, o MIS-GO conta a sala de exposição Alois Feichtenberger, localizada no primeiro piso do Centro Cultural Marietta Telles Machado.
Importância Sociocultural
O MIS-GO desenvolve ações museológicas de pesquisa, preservação e comunicação, integradas à política de preservação cultural da Secult aos projetos em execução que, por sua vez, são orientados por demandas do contexto cultural goiano e goianiense. A aprovação e o desenvolvimento de projetos voltados para a constituição e a musealização de acervos, incluindo projetos de pesquisa, conduziram ao fortalecimento da instituição e ao reconhecimento público.
O intercâmbio com instituições de ensino, do nível fundamental ao superior, e também com outras agências governamentais e não-governamentais voltadas à produção e preservação cultural, tem multiplicado o alcance das ações museológicas e ampliado o alcance efetivo do MIS-GO na execução de seus objetivos.
Serviços Prestados
- fonográfico;
- Promoção de oficinas, encontros e palestras direcionadas tanto para a comunidade em geral quanto para o público acadêmico;
- Visitas mediadas na exposição para grupos , escolas e universidades mediante agendamento;
- Promoção de exposições de curta duração.