Circuito Cavalhadas
O Circuito Cavalhadas é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Com mais de dois séculos de história, o evento ocupa lugar de destaque no calendário cultural goiano, mobilizando comunidades locais, atraindo turistas e celebrando a fé e a tradição.
Tradição que ganha força
Surpreendentemente belo, o espetáculo das Cavalhadas se fortalece a cada ano, impulsionado pelo apoio do Governo de Goiás às comunidades responsáveis por manter viva a encenação da tradicional batalha entre cristãos e mouros.
Em 2025, o circuito acontecerá em 15 municípios: Luziânia, Santa Cruz de Goiás, Posse, Jaraguá, Pirenópolis, Palmeiras de Goiás, Hidrolina, São Francisco de Goiás, Crixás, Niquelândia, Santa Terezinha de Goiás, Pilar de Goiás, Corumbá de Goiás, Cidade de Goiás e Silvânia.
Cultura como política pública
O apoio às Cavalhadas faz parte da política de interiorização da cultura promovida pela Secult. Cidades que haviam deixado de realizar o evento voltaram a celebrar a festa tradicional, graças a esse suporte contínuo.
Entre 2019 e 2025, foram investidos R$ 15,4 milhões em recursos estaduais para montagem de cenários, aquisição de vestimentas, ações de divulgação e demais despesas operacionais.