Circuito das Cavalhadas

Circuito Cavalhadas 

O Circuito Cavalhadas é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Com mais de dois séculos de história, o evento ocupa lugar de destaque no calendário cultural goiano, mobilizando comunidades locais, atraindo turistas e celebrando a fé e a tradição.

Tradição que ganha força

Surpreendentemente belo, o espetáculo das Cavalhadas se fortalece a cada ano, impulsionado pelo apoio do Governo de Goiás às comunidades responsáveis por manter viva a encenação da tradicional batalha entre cristãos e mouros.

Em 2025, o circuito acontecerá em 15 municípios: Luziânia, Santa Cruz de Goiás, Posse, Jaraguá, Pirenópolis, Palmeiras de Goiás, Hidrolina, São Francisco de Goiás, Crixás, Niquelândia, Santa Terezinha de Goiás, Pilar de Goiás, Corumbá de Goiás, Cidade de Goiás e Silvânia.

Cultura como política pública

O apoio às Cavalhadas faz parte da política de interiorização da cultura promovida pela Secult. Cidades que haviam deixado de realizar o evento voltaram a celebrar a festa tradicional, graças a esse suporte contínuo.

Entre 2019 e 2025, foram investidos R$ 15,4 milhões em recursos estaduais para montagem de cenários, aquisição de vestimentas, ações de divulgação e demais despesas operacionais.

Origem e simbolismo

As Cavalhadas são inspiradas nos torneios medievais europeus, que simulavam batalhas entre cristãos (de azul) e mouros (de vermelho). A encenação se baseia no livro Carlos Magno e os Doze Pares da França, que narra a história dos cavaleiros leais ao lendário imperador franco.

No Brasil, a tradição remonta ao século XVII, frequentemente ligada às celebrações da Festa do Divino, sobretudo nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

 

Goiás: 200 anos de história

Em Goiás, as Cavalhadas acontecem há mais de dois séculos. Há registros da realização do evento em 1751, no Arraial de Santa Luzia — atual cidade de Luziânia. A celebração representa a união entre religiosidade, cultura e preservação do patrimônio imaterial goiano.

 

Economia, turismo e identidade

As Cavalhadas impulsionam o turismo nas cidades do interior, movimentam a economia local e fortalecem a identidade cultural do Estado. A encenação das batalhas é mais do que um espetáculo: é a celebração de uma herança que orgulha o povo goiano.

Vivenciar as Cavalhadas é se conectar com as raízes do nosso Estado e fazer parte de uma das mais grandiosas tradições culturais do Brasil.

FOTOLIVRO DO CIRCUITO DAS CAVALHADAS

FOTOLIVRO DO CIRCUITO DAS CAVALHADAS

Produzido pela Secult Goiás, com apoio da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Instituto Idheias, a obra traz um mapa das localidades que realizam os festejos. São 92 páginas com registros fotográficos de cristãos e mouros, princesas e personagens, além de informações e curiosidades.

📖 Ver Fotolivro

Luziânia

31 de maio

Santa Cruz de Goiás

7 e 8 de junho

Posse

7 e 8 de junho

Jaraguá

8 e 9 de junho

Pirenópolis

8 a 10 de junho

Palmeiras de Goiás

20 a 22 de junho

Hidrolina

20 a 22 de junho

São Francisco de Goiás

14 e 15 de junho

Crixás

28 e 29 de junho

Niquelândia

5 e 6 de julho

Santa Terezinha de Goiás
19 e 20 de julho

Cidade de Goiás
29 e 30 de agosto

Corumbá de Goiás
6 e 7 de setembro
Pilar de Goiás
5 a 7 de setembro
Silvânia
20 e 21 de setembro

NOTÍCIAS

Silvânia encerra Circuito das Cavalhadas 2025 neste fim de semana

Silvânia encerra Circuito das Cavalhadas 2025 neste fim de semana

Após quase um século, o município retoma a encenação da batalha entre mouros e cristãos e realiza a festa pelo segundo ano seguido O município de Silvânia, distante a 84...
Circuito das Cavalhadas chega a Santa Terezinha de Goiás neste fim de semana

Circuito das Cavalhadas chega a Santa Terezinha de Goiás neste fim de semana

Encenação da batalha entre mouros e cristãos acontece no distrito de Cedrolina neste sábado e domingo (19 e 20/7) O distrito de Cedrolina, no município de Santa Terezinha de Goiás...
Circuito das Cavalhadas passa pela histórica cidade de Crixás neste fim de semana

Circuito das Cavalhadas passa pela histórica cidade de Crixás neste fim de semana

Evento movimenta a economia local e mantém viva uma tradição iniciada em 1882, no município da Região Norte de Goiás A histórica cidade de Crixás, localizada no Norte Goiano, realiza...

Governo na palma da mão