Região Oeste recebe benefícios habitacionais do Governo de Goiás
Além das ações do Programa Rodovida Reconstrução e Rodovida Urbano, a agenda do governador Marconi Perillo pela região Oeste do Estado nesta quinta-feira (19/11) incluiu entrega de benefícios habitacionais da Agência Goiana de Habitação (Agehab) em Jussara, Novo Brasil, Córrego do Ouro e Sanclerlândia. Acompanhado do presidente da Agehab, Luiz Stival, o primeiro município visitado pelo governador foi Jussara, a 226 quilômetros da capital, com a assinatura de convênio com Cheque Mais Moradia Comunitário para construção da Casa de Velório, às 8 horas, no trevo da GO-324/326.
Em Novo Brasil, a 197 quilômetros, foram entregues 20 Cheques Mais Moradia Reforma, às 9 horas, também no trevo da GO-324/326. O convênio deve beneficiar ao todo 95 famílias da Associação das Voluntárias do Bem-Estar Social de Novo Brasil. Em seguida, a caravana do governador seguiu para Córrego do Ouro, a 169 quilômetros. A cidade recebeu 30 Cheques Mais Moradia Construção e Cheque Mais Moradia Comunitário para construção de praça na Avenida Castelo Branco, às 11 horas, no trevo da GO-324.
No último município, Sanclerlândia, a entrega foi no distrito de Aparecida da Fartura, às 12 horas. Foi entregue Cheque Comunitário para construção de praça na Avenida X, esquina com Ruas 8, 9 e 3, Setor Planalto, em Sanclerlândia.
Balanço
A Região Oeste está recebendo do Governo de Goiás, por meio da Agehab, quase 3 mil moradias. Destas, 919 já foram entregues e outras 1938 estão em andamento. O presidente da Agehab explica que os empreendimentos são construídos com recursos do Cheque Mais Moradia, em convênio com os governos federal e municipal. Segundo Luiz Stival, a rede de parcerias criadas pela Agehab permitiu benefícios habitacionais a praticamente todos os municípios.
Estão em andamento convênios para beneficiar quase 16 mil famílias com Cheque Reforma na região. No total, incluindo as 18.814 unidades nas modalidades construção, reforma e comunitário, o investimento estadual em habitação na região supera os R$ 80 milhões. Somados aos benefícios federais e municipais conveniados, a Região Oeste está recebendo mais de R$ 160 milhões.
Em seu aniversário de 241 anos, completados na semana passada, Mossâmedes, também na região Oeste, recebeu 40 casas no Residencial Maria Luiza de Jesus. Com dificuldades de locomoção, a aposentada Lady Daiany da Silva, 32 anos, foi uma das beneficiadas. Ela conta que morava de aluguel, muitas vezes em casas caindo aos pedaços. O filho mais velho tem problema de visão e faz tratamento em Goiânia. “A despesa era muito alta e nunca sobrava para nada. Agora, na minha casa, já me permito alguns privilégios antes impossíveis. Comprei um sofá novo e geladeira. A vida melhorou muito”, contou Daiany.