Governo de Goiás estabelece cronograma para entrega de moradias rurais


 

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab), e o Movimento Camponês Popular (MCP) estabeleceram para julho o início do cronograma de entrega de cerca de mil moradias rurais construídas com recursos do Cheque Mais Moradia. As datas ficaram acordadas em reunião na manhã desta quarta-feira (03/06) na sede da Agehab, entre a presidência da Agência e a coordenação do movimento e representantes do Palácio das Esmeraldas e da Secretaria de Estado da Fazenda.

O Governo de Goiás está liberando parcela de recursos ao MCP, no valor de R$ 475 mil, de convênios em andamento que totalizam investimento de R$ 7,9 milhões para construção e reforma de 1,2 mil moradias. Participaram da reunião o presidente da Agehab, Luiz Stival, lideranças do MCP, entre eles o coordenador Wender Antônio Ferreira, além do coronel Edson Costa Araújo, da articulação do Governo com movimentos sociais, e Sérgio Inácio de Oliveira, da Secretaria da Fazenda.

De acordo com o presidente Luiz Stival, a iniciativa de parceria do Governo com os representantes de movimentos de trabalhadores rurais faz parte da preocupação no atendimento a todo o território goiano. A Agehab entra com aplicação de recursos e fiscalização das obras enquanto o MCP executa e seleciona as famílias beneficiadas. “Investir na habitação de interesse social no meio rural também faz parte da missão da Agehab. Ambas, moradias urbanas e rurais, fazem parte do esforço pela diminuição do déficit habitacional”, ressaltou o presidente.

Conquista rural

Stival lembra também que as unidades que serão entregues agora fazem parte de convênio firmado ainda em 2012 entre o Governo e o MCP. Para o coordenador do movimento, que tem sede no município de Catalão, Wender Antônio Ferreira, a parceria é um marco na área de habitação rural. “Sem dúvida essa é uma conquista para as famílias camponesas. Com a construção e reforma vai melhorar muito a vidas dessas famílias que tanto sonharam em ter uma boa casa”, disse.

Wender recorda também o pioneirismo da ação e que o projeto tocado pela Agehab é o que tem maior extensão em moradia rural já construída em todo o Brasil, com cerca de 80 metros quadrados de área. “Antes não existia uma política para o campo de moradia. Agora com essa parceria com o Governo do Estado, isso foi possível. Somente no município de Catalão são mais de 100 moradias construídas e reformadas. O movimento fez o trabalho de organização das famílias, o Estado aportou os recursos e agora o sonho se realizou”, elogiou.

A entrega das moradias será realizada a partir de julho em várias regiões do Estado. Ao todo são 349 casas reformadas e 607 novas unidades construídas em 65 municípios goianos. O programa de moradia rural desenvolvido em Goiás é hoje considerado o melhor do País, com reconhecimento internacional da ONU-Habitat. O MCP também conta com a parceria do governo federal, dentro do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo