Governo de Goiás entrega moradias em São Francisco e Santa Rosa
O sonho da casa própria se tornou realidade para 80 famílias dos municípios de São Francisco de Goiás e Santa Rosa que receberam suas novas moradias construídas pelo programa habitacional Cheque Mais Moradia do Governo de Goiás, executado pela Agência Goiana de Habitação (Agehab), neste sábado (18/07). “Não tem como a gente não estar mais feliz”, comemorou o leiteiro Ronei Borges de Rezende, 43 anos. Depois de 23 anos juntos ele e mulher, a dona de casa Maria José Rezende, 40, enfim realizaram o desejo de ter a deles dele em São Francisco, onde foram entregues 40 unidades. “A gente sempre batalhou para melhorar a vida dos filhos, mas nunca sobrava dinheiro para nossa casa”, afirma Maria José.
A nova moradia de Ronei e Maria José vai afetar principalmente a nova geração da família, os filhos Tainara, 21, Lorraine, 18, e Randerson, 11. “Eles agora tem um patrimônio”, resume o pai. Além disso, a família que vivia de favor na chácara de um tia, agora vai poder se reunir de novo. Randerson não vai mais precisar acordar de madrugada, três horas antes das aulas começarem, porque na cidade vai morar a dez minutos da escola. Já Lorraine vai deixar de morar na casa de uma prima por causa do trabalho e voltar a viver com os pais.
Para o presidente da Agehab, Luiz Stival o trabalho é contínuo para que a história da família Rezende se repita milhares de vezes em Goiás. “A obra, por determinação do governador Marconi Perillo, está pronta. Agora é a vez de vocês transformarem essas construções nos lares para os quais o Estado as construiu”, incentivou o presidente, falando ao beneficiários durante a entrega. Ele lembrou ainda que resultados como este só tem sido ser alcançados graças ao empenho de outras pessoas envolvidas, como seu antecessor na Agehab, o deputado federal Marcos Abrão, além da senadora Lucia Vânia, que acompanhou o presidente na solenidade, e o secretário Vilmar Rocha (Secima), que representou o governador.
Qualidade de vida
A vida da família do confeccionista Fernando Amaral da Silva, 29, e da dona de casa Renata de Aguiar Ribeiro, 35, também vai mudar em São Francisco. Pais de Cecília, 7 anos, e Rafaela, 7 meses, eles vão deixar para trás um aluguel de 700 reais. O valor comprometia nada menos do que metade da renda da família. “Se somar água e luz era um gasto de mais de R$ 1 mil. Se não fosse a ajuda das avós das meninas não tinha nem como fechar as contas”, lembra Renata, que agora planeja fazer um quarto todo rosa para as filhas.
Em Santa Rosa, Maria de Lourdes Oliveira, 29 anos, já planeja aumentar a família. Casada há 12 anos com o lavrador Edimar Alves Carrijo, 33, ela é mãe de Luana, de 5 anos. “Agora tendo um teto para deixar para ela e, se Deus quiser, para o nosso próximo filho que virá em breve”, antevê a mãe. Segundo ela, parte dos 350 reais que serão economizados com o fim do aluguel será usado para mobiliar a casa que terá a decoração com a qual ela sempre sonhou. “Aqui vou colocar uma mesa, neste canto sofá e ali as cortinas”, diz, apresentando o espaço.
Com recursos do Cheque Mais Moradia, a Agehab executa o programa que hoje está com mais de 18 mil moradias em fase final de construção em 158 municípios. Cinco municípios estão recebendo nesta e na próxima semana um total de 258 novas unidades habitacionais. Além de São Francisco e Santa Rosa, nos próximos dias serão entregues unidades habiatacionais ainda em Itarumã, Araçu e Itaguaru.