Governo de Goiás entrega cartões do Aluguel Social e escrituras em Itumbiara
Com a presença do presidente da Agehab, Alexandre Baldy, foram beneficiadas 268 famílias com Aluguel Social e 30 com regularização fundiária
O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab), entregou nesta quarta-feira (20/12) 268 cartões do programa Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social para famílias de Itumbiara. O atendimento foi realizado no Teatro Municipal Maria Pires Perillo. Também foram beneficiadas 30 famílias dos bairros Dona Sinica e Vila Mutirão com entrega de escrituras. A solenidade de abertura dos trabalhos contou com a presença do presidente da Agehab, Alexandre Baldy, além de outras autoridades.
A manicure Neliane Nunes Gomes compareceu para pegar seu cartão do Aluguel Social. Ela tem três filhos e conta que o benefício vai aliviar nas contas do aluguel, que tomam boa parte de sua renda. “Agora vai sobrar para comprar alimentos. Este programa é um grande incentivo do Governo de Goiás. Agora tenho um ano e meio para respirar mais aliviada”, declarou.
A dona de casa Jesiane paga R$ 500 de aluguel e a maior parte estará agora garantida graças ao benefício. “Estava com muitas dívidas. Está tudo mais caro, aumentando. Tenho quatro filhos, então toda ajuda é bem-vinda. Quero agradecer à Agehab e ao Governo de Goiás e espero que continuem trabalhando para ajudar a população que precisa”, revelou.
O Aluguel Social é um benefício de R$ 350 mensais, concedido por 18 meses para famílias sem moradia própria e em condições de superendividamento. Alexandre Baldy ressaltou que o programa é executado com recursos do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege), coordenado pelo Gabinete de Políticas Sociais (GPS) dentro do programa Goiás Social. Um dos principais requisitos para se inscrever é ter atualizado o Cadastro Único (CadÚnico) do município, que pode ser feito em um Centro de Referência em Assistência Social (Cras).
Para o presidente da Agehab, o programa tem o objetivo de dar condições de habitação para quem não pode mais esperar. “Estamos chegando às famílias que mais precisam. O governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama Gracinha trabalham em todas as áreas e estamos atacando de forma intensa o déficit habitacional. Em Itumbiara, já estão sendo beneficiadas com Aluguel Social 528 famílias, que agora somam-se a mais 268 que vão começar a receber o recurso mensal”, afirma.
Escrituras
O programa de regularização fundiária do Governo de Goiás beneficia com escrituras gratuitas famílias que vivem em áreas de domínio do Estado. Nesta quarta-feira, chegou a vez da dona Alenira Pagnussatt comemorar essa conquista. Ela tem 84 anos e esperou mais de 24 anos pelo documento. “Desde que ganhei esse lote no bairro Dona Sinica eu aguardo por esse dia. Eu estava muito preocupada. O documento não saia, não saia, foram muitos anos esperando”, contou ela.
Ela ia até vender a casa, já tem muito tempo. Chegou até a arrumar um comprador, mas ele desistiu porque não tinha escritura. “Fiquei feliz desde o dia que chegaram lá em casa para pegar os documentos. O trabalho da Agehab foi muito bom mesmo. Um presentão de Natal e ano novo”, comemorou.
Fotos: Octacílio Queiroz
Agência Goiana de Habitação (Agehab) – Governo de Goiás