Famílias de Santo Antônio do Descoberto recebem chaves das casas a custo zero

Outras 18 moradias serão construídas no município. Governador ressalta que a entrega de construções dignas sem custo é ação única no Brasil e garante a emancipação das pessoas mais vulneráveis

A Agência Goiana de Habitação (Agehab), do Governo de Goiás, entregou 28 casas a custo zero para famílias de Santo Antônio do Descoberto, no Entorno do Distrito Federal, nesta sexta-feira (15/09). Com investimento de R$ 3,2 milhões, as moradias fazem parte do programa Pra Ter Onde Morar – Construção, que já viabilizou a construção de 6 mil casas em todas as regiões do estado. O governador Ronaldo Caiado participou do evento lembrou que a garantia de moradia digna, além de um direito básico, é porta de entrada para outras políticas públicas emancipatórias e de desenvolvimento social.

“Muitos que não enxergam as pessoas mais necessitadas podem até achar que fazemos pouco. É que nós fazemos muito é para o cidadão que mais precisa. Temos a obrigação de dar apoio para essas pessoas que, agora, vão entrar em uma casa dessas e viver dignamente”, ponderou o chefe do Executivo goiano. O governador vistoriou a estrutura das casas e realizou a entrega simbólica das chaves para a recicladora Rogéria da Silva, mãe de três filhos, que dormia na rua e sobrevivia com recursos de outro programa do Estado, o Mães de Goiás. 

Mãe solo de quatro filhos, a auxiliar de serviços gerais Priscila Gonçalves, de 32 anos, também foi contemplada. “O sentimento é de gratidão por estar recebendo essa benção e ter a moradia própria junto com meus filhos. Pra gente que é de baixa renda, é bem difícil conseguir. Divorciei, tive que voltar pra casa da minha mãe com meus filhos. Pretendo mudar na semana que vem, assim que possível”, explicou.

A ação do Governo de Goiás é executada por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra). As famílias contempladas foram selecionadas por sorteio público, depois de previamente habilitadas. Outras 18 moradias serão construídas no município, com investimento de 2,1 milhões. Cada casa tem custo de aproximadamente R$ 127 mil, com recursos do Fundo de Proteção Social (Protege), coordenado pelo Gabinete de Políticas Sociais (GPS). 

O vice-presidente da Agehab, Wendel Garcia, representou o presidente Alexandre Baldy, e ressaltou a importância da ação, que é pioneira no país. “Essa vontade do governador em levar habitação de qualidade para os quatro cantos de Goiás, sem nenhum tipo de contrapartida, deu origem ao maior e mais inclusivo programa de habitação social do Brasil”, salientou. Além do custo zero, a capilaridade do programa chega a todas as regiões do estado. “Temos um programa vitorioso que se espalha em mais de 130 cidades”, lembrou Pedro Sales, secretário de Infraestrutura.

Pra Ter Onde Morar
O programa é destinado às famílias com renda familiar de até um salário mínimo e que estejam com a inscrição atualizada no CadÚnico. Além disso, é preciso morar no município há pelo menos três anos, não ter casa própria e nem ter sido beneficiado anteriormente em programa de moradia. As casas são construídas com 100% de recursos estaduais e contam com a parceria das prefeituras, que viabilizam o terreno e a infraestrutura. 

Fotos: Octacílio Queiroz

Legenda:
Em Santo Antônio do Descoberto, Agehab entrega entrega 28 moradias a custo zero. Outras 18 serão construídas no município: “Fazemos muito para o cidadão que mais precisa”, ressaltou

Agência Goiana de Habitação (Agehab) e Secretaria de Comunicação (Secom) – Governo de Goiás

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo