Agehab começa atendimento a municípios mais vulneráveis do Estado
Em ação empreendida pelo Gabinete de Políticas Sociais, coordenado pela primeira-dama Gracinha Caiado, a Agência Goiana de Habitação (Agehab) começou ontem (30/5) o atendimento aos municípios mais vulneráveis do Estado. Já foram atendidos três dos dez municípios goianos mais vulneráveis do Estado: Cavalcante, Montividiu do Norte e Colinas do Sul, logo após a reunião de Gracinha Caiado com prefeitos e secretários das cidades, juntamente com representantes de várias pastas para determinar o atendimento prioritário a esses municípios. “Estamos apresentando as possibilidades e também queremos ouvi-los. Isso é importante para uma parceria que leve dignidade a esse povo”, ressaltou o vice-presidente da Agehab, Luiz Sampaio, que participou da reunião representando o presidente Eurípedes do Carmo.
A equipe da Agência explicou aos representantes dos municípios quais os procedimentos e documentos para que eles possam receber recursos da Agência para programas habitacionais. Também apresentou os projetos padrões para construção de equipamentos públicos e moradias, com os valores disponíveis por parte da Agehab e a contrapartida dos municípios, além de projetos como o Programa Solar, que permite a geração de energia fotovoltaica em habitação de interesse social.
O diretor Técnico da Agehab, Fernando Olinto Meireles, durante a reunião, reforçou proposta à Secretaria de Estado da Educação para atuação conjunta para atender as necessidades de reforma e construção de escolas. Ainda na reunião com a primeira-dama, a Agehab entregou aos prefeitos um relatório com a situação de cada um dos convênios em andamento e a lista de documentos que precisam protocolar na Agência para resolver pendências e também entrar com novos pedidos.
De acordo com a gerente de Projetos e Análise Técnica da Agehab, Fabiana Perini, as principais solicitações dos prefeitos na área habitacional são com relação à construção e reforma de equipamentos públicos. “A orientação é para darmos todo o suporte a esses prefeitos para que viabilizem a contratação desses recursos e efetivamente entreguem esses benefícios à população no prazo de um ano”, afirmou a gerente.
O prefeito de Cavalcante, Josemar Saraiva Freire, disse que esse atendimento de perto da Agehab vai fazer toda a diferença. “Nosso município tem muitas famílias carentes, com necessidades básicas, como sanitárias. Com o relatório que a Agehab me deu, vim o mais rápido possível resolver as pendências para fazer logo novas contratações”, disse.
Segundo o prefeito Josemar, o déficit do município é de cerca de 150 moradias para 10 mil habitantes. O prefeito elogiou a atitude da primeira-dama Gracinha Caiado, que foi a primeira da história a visitar o município, e isso em menos de três meses de governo, destacou.
Durante a reunião com os 10 prefeitos, a primeira-dama Gracinha Caiado destacou que a Agehab já fez mapeamento em todos os municípios e ações em desenvolvimento, que podem ser concluídas o mais rápido possível. Além da habitação, o Gabinete de Políticas Sociais apresentou ações a serem realizadas nos dez municípios goianos mais vulneráveis do Estado, identificados pelo Índice Multidimensional de Carência das Famílias Goianas (IMCF), nas áreas de saneamento e educação.