Arte e Atitude

Programa 31 – Maíra Lemos

A cantora Maíra Lemos (@mairalemoscantora) foi a convidada da edição 31 do Arte e Atitude. Artista com estilo eclético, que mistura MPB, pop rock e baladas românticas, Maíra ficou conhecida nacionalmente quando tinha apenas 9 anos. Intérprete de mão cheia e com cinco álbuns lançados, na conversa ela falou da sua participação em programas como Domingão do Faustão e do reality show musical Fama, ambos da rede Globo.

Programa 30 – Moka Nascimento

O baterista, cantor e compositor Moka Nascimento (@mokanascimento), foi o convidado da trigésima edição do Arte e Atitude. Durante a conversa, ele falou dos seus 52 anos de carreira, que teve início nas bandas de baile na década de 1970, passando por festivais, pelo pioneirismo de tocar pelos bares de Goiânia, suas parcerias e seus trabalhos autorais.

Programa 29 – Júlio Vann

O convidado da edição 29 do Arte e Atitude foi o ator, diretor teatral e dramaturgo Júlio Vann (@juliovann1958). Durante o bate papo ele falou sobre NIQ, seu trabalho mais recente, e contou um pouco de sua história, incluindo a chegada em Goiânia, quando veio trabalhar com Marcos Fayad no espetáculo Martim Cererê.

Programa 28 – Pádua

O programa Arte e Atitude recebeu o cantor e compositor Pádua (@paduacantador), que comemora esse ano 45 anos de carreira. Ganhador de vários festivais em Goiás e Brasil afora, Pádua ficou muito conhecido do público por sucessos como “Pele”, “Louca Magia” e pelas várias participações nos programas de televisão.

Programa 27 – Marcelo Barra

Na edição 27 do Arte e Atitude recebemos o cantor e compositor Marcelo Barra (@marcelobarracantor). Com quase 50 anos de carreira, Marcelo tem mais de 20 trabalhados lançados e é autor de músicas que contam com interpretações marcantes como “Noites Goianas”, “Frutos da Terra”, “Araguaia”, “Cora Coralina”, “Saudade Brejeira”, “Oncotô”, “Vila Operária”, entre outras canções, sempre falando das belezas naturais, do povo e da cultura goiana.

Programa 26 – Fernanda Pimenta

O Arte e Atitude recebeu a atriz, diretora e dramaturga Fernanda Pimenta, a Palhaça Malagueta (@artistapimentamalagueta), que atualmente está em cartaz com a comédia Malagueta na Labuta, junto com o Grupo Farândola Teatro-Circo. No programa ela falou sobre palhaçaria feminina e sua trajetória no teatro, circo, cinema e as outras diversas linguagens artísticas em que atua.

Programa 25 – Miguel Jorge

Romancista, poeta, contista, teatrólogo, libretista e crítico de arte, o escritor Miguel Jorge foi o convidado da edição 25 do programa Arte e Atitude. O multiartista ainda é autor do conto que originou a primeira ópera totalmente goiana e sua segunda peça musical entrou recentemente em cartaz. Suas obras se caracterizam pelo rigor, cuidado estético e musicalidade, tendo várias delas traduzidas em países como Espanha, Itália e Estados Unidos.

Programa 24 – Fabiano Menezes

No bate papo com Fabiano Menezes (@fabianomenezes.jazz) falamos sobre o seu mais recente trabalho, o EP Bricolagem onde o multi-instrumentista encontra na guitarra elétrica sua voz mais eloquente, mostrando um repertório de jazz, blues e música brasileira. O guitarrista também falou sobre sua atuação como produtor musical, curador do portal @jazzemgoiania e da sua vida como integrante do Fabiano Menezes Trio.

Programa 23 – Carlos Brandão

O papo informal com o multiartista Carlos Brandão (@carlosbrandao77), compositor, músico, poeta, jornalista e produtor cultural girou sobre suas canções, livros e a trajetória à frente de espaços e atividades culturais dirigidas por ele, como o Chorinho do Grande Hotel, o Teatro Goiânia Ouro, o Martim Cererê e outros.

Programa 22 – Nila Branco

Neste episódio do Arte e Atitude a cantora e compositora Nila Branco (@nilabranco) fala dos seus 25 anos de carreira, como ganhou projeção nacional, das suas parcerias e da sua atividade como produtora cultural. Ela é uma das criadoras do Go Rock, movimento que agitou a cena pop no estado no começo dos anos 2000.

Programa 21 – Marcelo Solá

Neste bate papo com o desenhista Marcelo Solá (@marcelosola) falamos sobre sua arte e como seus traços exploram diversas mídias, com visual dos grafites, pichações, lambe-lambe, publicidade e toda a diversidade cultural impressa nas megalópoles. Solá tem grande militância nas artes plásticas em Goiás, com trabalhos e exposições no estado, no Brasil e no exterior.

Programa 20 – Yara Nunes

Em sua vigésima edição, o programa Arte e Atitude recebeu a secretária de Estado da Cultura de Goiás, Yara Nunes (@yaranuness). Além de falar sobre o festival Canto da Primavera 2024, ela também abordou temas como o Plano Estadual de Cultura, a ampliação do alcance das leis de incentivo à cultura e os demais projetos da Secult (@secultgoias).

Programa 19 – Ângelo Lima

O cineasta goiano Ângelo Lima foi o convidado da edição 19 do Arte e Atitude, onde ele falou do lançamento do documentário Redescobrindo a Festa, sobre a romaria do Divino Pai Eterno. Conhecido por interpretar Carlitos, personagem ícone do cinema mudo, sua atuação nesse personagem rendeu a Lima o filme Quando ouço falar em cinema me visto de Carlitos, um retrato de sua própria carreira. Neste programa, Lima também conta sua história como produtor e diretor de cinema em Goiás.

Programa 18 – Xexéu

O cantor e compositor Xexéu (@xexeumusico) foi o convidado da edição 19 do Arte e Atitude. No programa, o artista falou sobre seus 44 anos de carreira, a trajetória do Nóys É Nóys, o grupo mais tradicional do estado de Goiás. Ele também falou sobre seu trabalho solo e os blocos de carnaval que criou. Xexéu foi o idealizador da campanha humanitária Adote a Arte, em apoio a colegas artistas no período mais intenso da pandemia da Covid-19.

Programa 17 – Márcio Júnior

O músico, cineasta e quadrinista Márcio Júnior (@marciopaixaojunior) foi o convidado da edição 17 do programa Arte e Atitude. Ele é sócio-fundador da MMarte Produções (@mmarte_producoes) e da Escola Goiana de Desenho Animado, e criador da CRASH – Mostra Internacional de Cinema Fantástico. Entre diversos assuntos, ele falou da realização do Dia Internacional da Animação, que acontece em Goiânia há mais de uma década.

Programa 16 – Maria Eugênia

O programa Arte e Atitude 16 celebrou os 30 anos de carreira da cantora Maria Eugênia (@mariaeugeniacantora). Ela falou sobre sua trajetória e seu último trabalho de estúdio, o álbum-tributo Fui Eu, em que regravou músicas dos anos 80, de artistas como Cazuza, Rita Lee, Lobão, Herbert Vianna, Caetano Veloso e Flávio Venturini.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo