Arte e Atitude
Programa 42 – Darwinson

O Arte e Atitude número 42 recebeu o cantor, compositor e violonista Darwinson (@darwinsonmpb). Com três álbuns lançados e parcerias musicais com Paulinho Pedra Azul, José Miguel Wisnik, Roberto Riberti, entre outros, seu trabalho é voltado para a MPB com variada diversidade rítmica e sonora.
Programa 41 – Hélverton Baiano

A última edição do programa Arte e Atitude recebeu o escritor Hélverton Baiano (@baianohelverton), que assumiu recentemente a cadeira número 13 da Academia Goiana de Letras. Com 15 obras publicadas e várias premiações, o poeta e prosador, em 2022 lançou seu último romance, Expedição Abissal, que conta a saga de um grupo de pesquisadores que decidem explorar as grutas de Terra Ronca e se perdem no trajeto, vagando por dias e noites em busca de uma saída. O livro foi considerado um dos melhores do ano.
Programa 40 – Thainá Janaina

Thainá Janaina (@thainajanaina7) foi a convidada do Arte e Atitude deste final de semana. Durante o bate papo, a cantora e compositora falou da ancestralidade de suas canções carregadas de história e cultura da música afro. No álbum Raízes de Uma Negra, produzido por Luiz Chaffin em 2017, ela mistura os diversos estilos que se conectam com a cultura negra: samba, jazz, blues, ijexá, ciranda, funk e tudo o mais que possui referência afro. A artista falou também da sua vivência intensa com o choro, tendo participado de um grupo em que se alimentou dessa sonoridade durante vários anos.
Programa 39 – Hélio Fróes

O ator, diretor e dramaturgo Hélio Fróes (@heliofroes) foi o convidado da segunda edição da temporada 2025 do programa Arte e Atitude, pela RBC FM. Após uma década longe dos palcos, Hélio voltou à cena com o espetáculo Cobre do Meu Pai. Hélio é um dos fundadores da Cia de Teatro Nu Escuro e do Coletivo de Atrações, de artes integradas. Como ator, também atuou em mais de 15 curtas-metragens e teve uma experiência em televisão atuando na novela Em Família, da Rede Globo.
Programa 38 – Tom Chris

A segunda temporada do programa Arte e Atitude começou em grande estilo com a presença do cantor e compositor Tom Chris (@tomchrisoficial), que iniciou sua carreira participando de festivais e no circuito noturno de bares de Goiânia das décadas de 1980 e 1990. Com uma presença marcante na cena musical, é conhecido por sua mistura de estilos e capacidade de conectar com o público através de letras e melodias cativantes. Seu trabalho inclui projetos que buscam novas formas de expressão numa trajetória marcada por grandes sucessos não só em Goiás, mas em todo o Brasil.
Programa 37 – Júlio Lemos

Encerrando a primeira temporada do Arte e Atitude, recebemos o violonista e compositor Júlio Lemos (@julio_lemos), que encerrou recentemente sua turnê de 14 shows pela Europa e 10 apresentações em cidades brasileiras para divulgar seu DVD Júlio Lemos Brasil Acústico. Músico desde os 13 anos e pioneiro no ensino de violão sete cordas em Goiás, sua primeira vivência musical foi no rock, tocando guitarra. Ao descobrir performances de Garoto, Raphael Rabello, Yamandu Costa, entre outros, adentrou no universo da música brasileira, tornando-se também um grande mestre.
Programa 36 – Lua Barreto

A atriz e acrobata Lua Barreto (@barretolua) foi a convidada do Arte e Atitude #36. Coordenadora de Circo na Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França (@escolabasileufranca) e diretora da Cia Corpo na Contramão (@ciacorponacontramao), a artista pesquisa há 33 anos novas técnicas e linguagens de circo, teatro e música. No bate-papo ela falou sobre os espetáculos e eventos realizados em 2024: Dangerosíssima Viagem, Sarau na Lua, Arte no Lixo, Te encontro no Esparta, entre outros.
Programa 35 – Kleuber Garcez

O músico Kleuber Garcez (@kleuber_garcez) foi o entrevistado do Arte e Atitude 35. Cantor e compositor, desde a década de 1990 ele atua em festivais e projetos musicais solo ou em grupos: Triêro, Minadágua, Na asa do vento, Pó de Ser e Mundhumano, entre outros. Recentemente lançou o single Preste Atenção na Letra, com participação de Maíra Lemos. A canção integra o novo trabalho do artista, Navalhas e Aspirinas que será lançado em 2025.
Programa 34 – Fernando Perillo

O convidado da edição 34 do Arte e Atitude foi o cantor e compositor Fernando Perillo (@fernandoperilloperfil), um dos grandes nomes da MPB produzida em Goiás. Durante a entrevista ele falou sobre sua trajetória de mais de 40 anos e seu pioneirismo no circuito de apresentações com música ao vivo nos bares de Goiânia ainda nos anos 70.
Programa 33 – Juraildes da Cruz

Comemorando seus seus 50 anos de trajetória musical, Juraildes da Cruz (@juraildesdacruzoficial) foi o convidado da edição 33 do Arte e Atitude. Premiado em diversos festivais, Juraildes tem músicas gravadas por outros artistas, como: Xangai, Margareth Menezes, Pena Branca e Xavantinho, Maria Eugênia, Rolando Boldrin, entre outros. Recentemente lançou, em parceria com Écio Duarte (@ecioduarte.oficial), o álbum Capim Cheiroso, com 13 composições inéditas.
Programa 32 – Layza Vasconcelos

Fotografia foi o tema principal do programa da edição 32 do Arte e Atitude. A convidada foi a fotógrafa Layza Vasconcelos (@layzavasconcelos), especialista em foto de palco, festivais de artes e de rua. Há mais de 30 anos registra espetáculos de dança, teatro, circo, festivais como o Goiânia em Cena, Galhofada, Festival de Artes da Cidade de Goiás, entre outros. No programa, Layza Vasconcelos falou sobre sua trajetória, processo criativo e sua visão sobre cultura em Goiás.
Programa 31 – Maíra Lemos

A cantora Maíra Lemos (@mairalemoscantora) foi a convidada da edição 31 do Arte e Atitude. Artista com estilo eclético, que mistura MPB, pop rock e baladas românticas, Maíra ficou conhecida nacionalmente quando tinha apenas 9 anos. Intérprete de mão cheia e com cinco álbuns lançados, na conversa ela falou da sua participação em programas como Domingão do Faustão e do reality show musical Fama, ambos da rede Globo.
Programa 30 – Moka Nascimento

O baterista, cantor e compositor Moka Nascimento (@mokanascimento), foi o convidado da trigésima edição do Arte e Atitude. Durante a conversa, ele falou dos seus 52 anos de carreira, que teve início nas bandas de baile na década de 1970, passando por festivais, pelo pioneirismo de tocar pelos bares de Goiânia, suas parcerias e seus trabalhos autorais.
Programa 29 – Júlio Vann

O convidado da edição 29 do Arte e Atitude foi o ator, diretor teatral e dramaturgo Júlio Vann (@juliovann1958). Durante o bate papo ele falou sobre NIQ, seu trabalho mais recente, e contou um pouco de sua história, incluindo a chegada em Goiânia, quando veio trabalhar com Marcos Fayad no espetáculo Martim Cererê.
Programa 28 – Pádua

O programa Arte e Atitude recebeu o cantor e compositor Pádua (@paduacantador), que comemora esse ano 45 anos de carreira. Ganhador de vários festivais em Goiás e Brasil afora, Pádua ficou muito conhecido do público por sucessos como “Pele”, “Louca Magia” e pelas várias participações nos programas de televisão.
Programa 27 – Marcelo Barra

Na edição 27 do Arte e Atitude recebemos o cantor e compositor Marcelo Barra (@marcelobarracantor). Com quase 50 anos de carreira, Marcelo tem mais de 20 trabalhados lançados e é autor de músicas que contam com interpretações marcantes como “Noites Goianas”, “Frutos da Terra”, “Araguaia”, “Cora Coralina”, “Saudade Brejeira”, “Oncotô”, “Vila Operária”, entre outras canções, sempre falando das belezas naturais, do povo e da cultura goiana.
Programa 26 – Fernanda Pimenta

O Arte e Atitude recebeu a atriz, diretora e dramaturga Fernanda Pimenta, a Palhaça Malagueta (@artistapimentamalagueta), que atualmente está em cartaz com a comédia Malagueta na Labuta, junto com o Grupo Farândola Teatro-Circo. No programa ela falou sobre palhaçaria feminina e sua trajetória no teatro, circo, cinema e as outras diversas linguagens artísticas em que atua.
Programa 25 – Miguel Jorge

Romancista, poeta, contista, teatrólogo, libretista e crítico de arte, o escritor Miguel Jorge foi o convidado da edição 25 do programa Arte e Atitude. O multiartista ainda é autor do conto que originou a primeira ópera totalmente goiana e sua segunda peça musical entrou recentemente em cartaz. Suas obras se caracterizam pelo rigor, cuidado estético e musicalidade, tendo várias delas traduzidas em países como Espanha, Itália e Estados Unidos.
Programa 24 – Fabiano Menezes

No bate papo com Fabiano Menezes (@fabianomenezes.jazz) falamos sobre o seu mais recente trabalho, o EP Bricolagem onde o multi-instrumentista encontra na guitarra elétrica sua voz mais eloquente, mostrando um repertório de jazz, blues e música brasileira. O guitarrista também falou sobre sua atuação como produtor musical, curador do portal @jazzemgoiania e da sua vida como integrante do Fabiano Menezes Trio.
Programa 23 – Carlos Brandão

O papo informal com o multiartista Carlos Brandão (@carlosbrandao77), compositor, músico, poeta, jornalista e produtor cultural girou sobre suas canções, livros e a trajetória à frente de espaços e atividades culturais dirigidas por ele, como o Chorinho do Grande Hotel, o Teatro Goiânia Ouro, o Martim Cererê e outros.
Programa 22 – Nila Branco

Neste episódio do Arte e Atitude a cantora e compositora Nila Branco (@nilabranco) fala dos seus 25 anos de carreira, como ganhou projeção nacional, das suas parcerias e da sua atividade como produtora cultural. Ela é uma das criadoras do Go Rock, movimento que agitou a cena pop no estado no começo dos anos 2000.
Programa 21 – Marcelo Solá

Neste bate papo com o desenhista Marcelo Solá (@marcelosola) falamos sobre sua arte e como seus traços exploram diversas mídias, com visual dos grafites, pichações, lambe-lambe, publicidade e toda a diversidade cultural impressa nas megalópoles. Solá tem grande militância nas artes plásticas em Goiás, com trabalhos e exposições no estado, no Brasil e no exterior.
Programa 20 – Yara Nunes

Em sua vigésima edição, o programa Arte e Atitude recebeu a secretária de Estado da Cultura de Goiás, Yara Nunes (@yaranuness). Além de falar sobre o festival Canto da Primavera 2024, ela também abordou temas como o Plano Estadual de Cultura, a ampliação do alcance das leis de incentivo à cultura e os demais projetos da Secult (@secultgoias).
Programa 19 – Ângelo Lima

O cineasta goiano Ângelo Lima foi o convidado da edição 19 do Arte e Atitude, onde ele falou do lançamento do documentário Redescobrindo a Festa, sobre a romaria do Divino Pai Eterno. Conhecido por interpretar Carlitos, personagem ícone do cinema mudo, sua atuação nesse personagem rendeu a Lima o filme Quando ouço falar em cinema me visto de Carlitos, um retrato de sua própria carreira. Neste programa, Lima também conta sua história como produtor e diretor de cinema em Goiás.
Programa 18 – Xexéu

O cantor e compositor Xexéu (@xexeumusico) foi o convidado da edição 19 do Arte e Atitude. No programa, o artista falou sobre seus 44 anos de carreira, a trajetória do Nóys É Nóys, o grupo mais tradicional do estado de Goiás. Ele também falou sobre seu trabalho solo e os blocos de carnaval que criou. Xexéu foi o idealizador da campanha humanitária Adote a Arte, em apoio a colegas artistas no período mais intenso da pandemia da Covid-19.
Programa 17 – Márcio Júnior

O músico, cineasta e quadrinista Márcio Júnior (@marciopaixaojunior) foi o convidado da edição 17 do programa Arte e Atitude. Ele é sócio-fundador da MMarte Produções (@mmarte_producoes) e da Escola Goiana de Desenho Animado, e criador da CRASH – Mostra Internacional de Cinema Fantástico. Entre diversos assuntos, ele falou da realização do Dia Internacional da Animação, que acontece em Goiânia há mais de uma década.
Programa 16 – Maria Eugênia

O programa Arte e Atitude 16 celebrou os 30 anos de carreira da cantora Maria Eugênia (@mariaeugeniacantora). Ela falou sobre sua trajetória e seu último trabalho de estúdio, o álbum-tributo Fui Eu, em que regravou músicas dos anos 80, de artistas como Cazuza, Rita Lee, Lobão, Herbert Vianna, Caetano Veloso e Flávio Venturini.
Programa 15 – Thaise Monteiro

A décima quinta edição do Arte e Atitude recebeu a poetisa e atriz Thaise Monteiro (@thaisemonteiropoeta), que falou sobre o lançamento do seu livro Sobressalto, quedas e outros voos, sucedido de uma turnê que passou por várias cidades brasileiras, além de Portugal. Ganhadora de diversos prêmios literários, Thaise também é idealizadora do projeto Bibliofuscoteca, onde adaptou um automóvel fusca como biblioteca, e oferece gratuitamente livros para o deleite dos leitores.
Programa 14 – Valter Mustafé

Valter Mustafé (@mustafevalter) tem um trabalho de composição vasto e variado com os principais letristas e poetas goianos, tendo sido gravado por diversos intérpretes da MPB produzida no estado. Versátil, trabalha também com trilhas sonoras para peças teatrais e filmes, peças publicitárias e jingles de campanhas institucionais e políticas. Ele foi o convidado da 14ª edição do Arte e Atitude, divulgando o lançamento do DVD MPBlues, um apanhado de canções que retratam sua trajetória de 35 anos de estrada.
Programa 13 – Joisy Amorim

Na sua 13ª edição, o Arte e Atitude recebeu a coreógrafa e diretora artística da Giro8 Cia de Dança, Joisy Amorim (@joisyamorim). Durante o bate papo ela falou sobre a apresentação dos espetáculos Começaria Tudo Outra Vez e Cerrado Mundo Mágico na Argentina, durante o 19º Festival Internacional de Artes no Escénicas Bahia Teatro, entre 4 a 6 de maio de 2024. Falou também de apresentações em festivais renomados em países como Panamá, Bolívia, Cuba, como destaque o fortalecimento crescente de sua trajetória internacional.
Programa 12 – Eliel Ferreira

A 12ª edição do Arte e Atitude recebeu o maestro Eliel Ferreira (@elielferreiramaestro), titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás e coordenador dos Grupos Sinfônicos da Escola do Futuro em Artes Basileu França. Durante a entrevista ele falou sobre sua carreira e dos 25 anos da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, convidada a representar a América do Sul no festival Young Euro Classic, em Berlim, na Alemanha.
Programa 11 – Laércio Correntina

A décima primeira edição do Arte e Atitude recebeu o cantor e compositor Laércio Correntina (@laerciocorrentina), celebrando seus 34 anos de carreira. Nascido em Goiânia, morou até a sua adolescência em Correntina, na Bahia, e retornou a Goiás onde iniciou sua carreira artística. Laércio é considerado por críticos um intérprete de voz marcante da música alternativa produzida no Brasil por expressar características da cultura brasileira de uma forma universal e holística.
Programa 10 – Cláudia Vieira

A edição número 10 do Arte e Atitude recebeu a cantora Cláudia Vieira (@claudiavieira_cantorao), reconhecidamente um dos maiores talentos da música nacional. Trilhando caminhos do jazz e blues, Cláudia acumula indicações para prêmios e participações em trilhas sonoras para o cinema. Durante o bate-papo, ela falou sobre a turnê do seu mais recente show, Laços, repleto de sucessos da música goiana, brasileira e internacional.
Programa 9 – Ademir Luiz

O Arte e Atitude número 9 recebeu o escritor Ademir Luiz (@ademirluiz.leitorcinefilo). Doutor em história e professor da Universidade Estadual de Goiás, Ademir é uma figura que se destaca no cenário da cultura em Goiás. Presidente da União Brasileira de Escritores (UBE) Seção Goiás e ocupante da cadeira 31 da Academia Goiana de Letras (AGL), ele também é criador e coordenador do Laboratório de Pesquisa e Produção Audiovisual e editor do periódico acadêmico Revista Nós – Cultura, Estética & Linguagens.
Programa 8 – Luiz Chaffin

O músico, arranjador, produtor cultural e musical Luiz Chaffin (@luizfernandochaffin) foi o convidado da edição 8 do Arte e Atitude. Com grande experiência profissional, atua no mercado fonográfico e de shows há mais de 4 décadas. Nos anos 80 e 90, trabalhou com grandes nomes da MPB, no Brasil e no exterior. Escreveu dois livros em parceria com Reny Cruvinel, tratando das músicas e dos compositores goianos dos anos 70 e 80 e, desde 2000, integra com o músico Pedro Braga, o Duo Instrumental Com a Corda Toda.
Programa 7 – Salma Jô

Salma Jô (@asalmasalma), vocalista da banda Carne Doce, foi a a convidada especial do sétimo Arte e Atitude. Durante o bate papo, ela destacou o álbum Cererê, recém lançado pela banda, e mostra também algumas referências musicais de Salma Jô. Carne Doce tem se apresentado em festivais nacionais, como o Lollapalooza, além de shows no exterior. Uma banda goiana que superou barreiras e se destaca no cenário nacional.
Programa 6 – Écio Duarte

A trajetória do músico e compositor Écio Duarte (@ecioduarte.oficial) teve início nos festivais de música dos anos 1980, quando ainda era estudante de engenharia na Universidade de Brasília (UnB). Nesta época, aprofundou sua formação musical com vários professores, tendo sido um deles o guitarrista Nelson Farias. Durante sua carreira, apresentou-se na noite goianiense tocando MPB e integrou a banda de country music Banda Tennessee, com quem gravou dois CD’s.
Programa 5 – Sabah Moraes

Com uma trajetória que soma mais de três décadas dedicadas à música, Sabah Moraes (@sabahmoraes) é reconhecida pela técnica vocal e a capacidade de transmitir emoção em cada interpretação. Com uma carreira sólida construída em 30 anos de dedicação e estudos, gravou 8 CDs e 1 DVD, tendo alguns selecionados para importantes prêmios de música no Brasil. Já participou da gravação para trilhas sonoras de curtas e teatro e em CDs de vários artistas, entre estes Ney Couteiro, Dércio Marques, Chico Aafa e João Bá.
Programa 4 – Alexandre Liah

O artista plástico Alexandre Liah (@alexandreliah) foi o convidado do Arte e Atitude de número 4. Programador visual, gravador, ministra oficina e cursos em diversos e atualmente é professor do Instituto Tecnológico em Artes Basileu França. Liah é considerado uma das grandes revelações da pintura contemporânea goiana, com suas pinceladas marcantes de estilo impressionista.
Programa 3 – Wilson Gandhi

Wilson Gandhi (@wilsongandhi) é um dos compositores mais gravados do Centro-Oeste. Apresenta currículo invejável para carreira que tem ainda muito a oferecer. Sua vitória como artista é característica de quem sempre esteve no campo de batalha. Com sobrenome Gandhi, ele não foge da guerra. Antes, estende a mão em busca de pacificação ética do mundo. Não bastam adjetivos quando se procura descrever um hitmaker exponencial. É preciso conhecer sua história de vida. Cada tijolo que forma sua expressão.
Programa 2 – Débora di Sá

A segunda edição do Arte e Atitude trouxe a multiartista Débora di Sá (@deboradisa). A cantora, compositora, artista circense e atriz sempre impressiona o público pela sua intensidade e refinada técnica vocal. Durante o bate papo, ela falou do show em que homenageia a cantora Clara Nunes, sua atuação na banda Sr. Blan Chu e da criação e produção de musicais circenses, onde canta fazendo acrobacias.
Programa 1 – Mauri de Castro

A primeira edição do Arte e Atitude recebeu o ator e diretor Mauri de Castro (@mauridecastropoesia). Comemorando seus 45 anos de carreira, o convidado falou sobre sua atuação no teatro, cinema e televisão cinema, da sua carreira na música e também como escritor.