Seinfra realiza primeiro pregão eletrônico do Estado pelo Sislog

Novo sistema de contratações públicas e logística do Estado de Goiás permite gestão completa de contratos, em conformidade com nova Lei de Licitações

A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), por meio da Subsecretaria de Políticas Habitacionais, Parcerias e Inovação, realizou neste mês o primeiro Pregão Eletrônico realizado pelo Governo de Goiás utilizando o novo sistema de contratações públicas e logísticas do Estado, o Sislog. A ferramenta, implantada pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), já está em conformidade com a nova Lei de Licitações, a normativa 14.133/2021, e foi utilizada pela Seinfra para a contratação de empresa que presta serviço de outsourcing de impressão.

“É certo que o Sislog otimizará a aplicação do recursos públicos na execução das obras de infraestrutura no Estado”, ressalta o secretário Pedro Sales. “A nova ferramenta tornou os processos de aquisições mais céleres e menos burocráticos. Em breve, também irá permitir a governança nas contratações, aprimorando as práticas de gestão de risco e de integridade”, avalia a subsecretária de Políticas Habitacionais, Parcerias e Inovação, Eliane Simonini.

Inovação
O Sislog substitui o Comprasnet.GO, que até então operacionaliza as contratações no Executivo estadual, trazendo uma série de inovações, como adequações dos processos à nova Lei de Licitações. Além da integração com os diversos sistemas que têm interligação com os processos de contratações, como o Siofi, o secretário da Administração apontou outras vantagens, como a integração do Sislog com o SEI, fazendo com que absolutamente todo o processo de compras e gestão de contratos ocorra em ambiente digital, sem etapas que envolvam documentos físicos; a ampliação das modalidades de contratação dentro do sistema, que incluirá pregão, dispensa eletrônica, concorrência e, em breve, leilão, abordando assim todas as modalidades – inclusive suas subdivisões.

O novo portal, além de processar as sessões eletrônicas de licitações, em que os fornecedores oferecem suas propostas com disputas entre os concorrentes, é ainda é uma ferramenta de gestão das contratações. Ele engloba todas as etapas das contratações, desde o planejamento institucional de compras e elaboração de documentos da fase interna das licitações até a gestão contratual e recebimento do objeto contratado. Ainda é possível emitir relatórios e painéis com informações gerenciais que nortearão a tomada de decisões estratégicas pelos órgãos do governo.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo