Seinfra realiza primeiro evento sobre Ética de 2024

Os servidores da Secretaria de Estado da Infraestrutura do Estado de Goiás (Seinfra) participaram, nesta quarta-feira (20/03), da palestra “Ética na administração pública e em todos os lugares”, ministrada pelo chefe do Escritório de Projetos Setorial, Rômulo César. Este foi o primeiro evento sobre o Eixo Ética realizado na Seinfra em 2024, realizado via zoom.

“O mundo da ética é resultado de escolhas, mas demanda regras. Por isso criam-se Códigos de Ética, para nos ajudar a dimensionar quais os valores mais importantes neste ambiente de trabalho. Assim, ela se torna mais palpável”, afirmou Rômulo César durante a exposição, assistida online por 123 servidores. 

A falta de comportamentos éticos, como disse o palestrante, não está relacionada apenas a atos de grande impacto, como corrupção de valores altos, mas a pequenas situações do dia a dia. “Achamos um absurdo o desvio de dinheiro público, só que às vezes não percebemos que pegar do ambiente de trabalho e levar para casa uma caixa de lápis ou uma régua também é falta de ética”, reforçou. 

Além disso, a conduta ética está diretamente associada com a coletividade. “Já ouviu a expressão: ‘Se você não puder contar, não faça?’. A ética entra em situações assim. Se é vergonhoso, se pode afetar outras pessoas, então falta ética”, e continuou: “E quando você passa a se comportar de maneira ética, as pessoas ao seu redor são afetadas e podem mudar de comportamento”.

O secretário da Infraestrutura, Pedro Sales, agradeceu a exposição e parabenizou o trabalho feito pelo Escritório de Compliance na Seinfra. “A gente se esforça muito para que em nossa Secretaria as pessoas tenham orgulho de dizer que trabalham aqui. Os ambientes sólidos, sob o ponto de vista ético, têm em seus órgãos de controle verdadeiros espelhos e que precisam de independência e autonomia”, salientou Sales. 

Assista à palestra aqui:

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo