SSPGO promove Curso de Inteligência em Análise Sistêmica de Organizações Criminosas (C.I.A.S.O.C.)

Até o dia 29 de setembro deste ano, 105 Agentes de Inteligência da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal e Superintendência de Inteligência de Goiás serão capacitados

A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Goiás (SSPGO), por meio da Superintendência de Inteligência Integrada, deu início nesta quarta-feira (8/09), ao Curso de Inteligência em Análise Sistêmica de Organizações Criminosas (C.I.A.S.O.C.). Ao todo, participam da capacitação 105 agentes de inteligência da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal e Superintendência de Inteligência de Goiás.

Um dos principais objetivos é desenvolver competências nas áreas de monitoramento e análise sistêmica de grupos criminosos, para a produção de conhecimento das agências de inteligência. O curso visa ainda promover a capacitação de servidores para a operacionalização do Sistema de Monitoramento e Análise de Integrantes de Organizações Criminosas (SISORCRIM), lançado em agosto do ano de 2020.

Com 80 horas de carga horária, o curso contará com disciplinas de Análise Criminal, Análise Sistêmica de Organizações Criminosas, Noções em Produção de Conhecimento, Inteligência em Fontes Abertas, dentre outras. A capacitação será realizada de forma presencial até o dia 14 deste mês, no Auditório do Comando da Academia de Polícia Militar de Goiás. Entre os dias 15/09 e 29/09, as atividades serão desenvolvidas de forma remota.

O Sistema de Monitoramento e Análise de Integrantes de Organizações Criminosas (SISORCRIM) é uma ferramenta de inteligência pioneira no Brasil e que tem como objetivo facilitar e integrar ainda mais o trabalho das forças policiais. Essa é a 3ª edição do curso, que já capacitou mais de 200 agentes de inteligência. Atualmente, o SisOrcrim conta com mais de 400 usuários.

O sistema auxilia as forças policiais com análise de vínculo entre os integrantes e “associados” das organizações criminosas, georreferenciamento da área de atuação dos criminosos com comparação da mancha criminal, integração com bases de dados da Segurança Pública e de outros órgãos, com dados de empresas e veículos, atualização automática dos dados sobre movimentação no sistema prisional e novos procedimentos policiais; análise de vínculo e relatórios sobre os integrantes de Orcrim’s.

A ferramenta foi desenvolvida pela Secretaria de Estado de Segurança Pública, por meio da Superintendência de Tecnologia juntamente com a Superintendência de Inteligência Integrada.

Secretaria de Estado da Segurança Pública – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo