SSP promove curso de pós-graduação em gerenciamento de segurança pública
150 profissionais iniciaram pós-graduação lato sensu que tem término previsto para agosto
A Secretaria de Segurança Pública, através da Coordenadoria de Ensino, promoveu nesta quarta-feira (17/01), a abertura do Curso de Pós-Graduação em Gerenciamento de Segurança Pública (CEGESP). Ao todo, 150 profissionais de segurança pública de Goiás iniciaram a pós-graduação lato sensu que é promovida em parceria com a Universidade Estadual de Goiás (UEG). A cerimônia de abertura foi realizada na do Auditório Carlos Vieira, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, em Goiânia, e contou com a presença de autoridades do governo estadual, da UEG e de representantes das corporações de segurança pública.
O curso é equivalente aos Cursos de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) da Polícia e do Bombeiro Militar, e destina-se a Oficiais Intermediários da PM e CBM; Delegados de polícia de 2ª Classe; Peritos de 2ª Classe; Médicos Legistas de 2ª Classe, Papiloscopistas de 2ª Classe e Policiais Penais de 2º Classe.
A carga horária é de 420 horas, e o conteúdo programático será dividido em três núcleos: Administração Pública, Estratégico Operacional, e Metodológico e tem previsão de término em agosto de 2024. O objetivo do curso é o aperfeiçoamento, em nível de gestão de Comando, Direção e Estado-Maior, dos profissionais que integram os níveis estratégicos operacionais dos órgãos componentes da estrutura organizacional da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Estado de Goiás (SSP-GO).
A aula inaugural foi ministrada pelo Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, Rodrigo Foureaux, tendo como tema a “Segurança Pública e Atividade Policial”. “Apesar das dificuldades de logística, viaturas, equipamentos, recursos humanos, salários defasados, ausência de reconhecimento por parcela da população, divulgação constante de notícias negativas para as instituições policiais na imprensa e redes sociais e de tudo que foi exposto, a atividade policial é extremamente gratificante e exerce um papel primordial para a sociedade. Não existe Estado sem a polícia. Não existe vida minimamente harmoniosa sem a polícia”, afirmou sobre o papel da polícia na sociedade.
Fotos: Isabel Oliveira/SSP
Comunicação Setorial – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás