SSP participa de solenidade em comemoração ao aniversário da CPE de Itumbiara
Evento contou também com a inauguração da reforma das instalações físicas da 25ª Companhia Independente de Polícia Militar e diversas homenagens
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-GO) participou, nesta quarta-feira (18/10), da solenidade em comemoração aos dois anos da Companhia de Policiamento Especializado (CPE) do 6º Comando Regional, em Itumbiara. Na ocasião foi inaugurada a reforma das instalações físicas da CPE.
Durante a solenidade o secretário de Segurança Pública, Coronel Veterano Renato Brum dos Santos recebeu o título de Cidadão Itumbiarense. “Tudo é fruto de muito suor e trabalho, exercido pelas forças de segurança. É assim que faz Segurança Pública, com integração, eficiência, inteligência e com vontade”, afirmou.
O evento também contou com o descerramento da placa que marcou a inauguração da reforma e ampliação das instalações físicas da unidade. Ainda na ocasião, a PMGO condecorou os policiais que se destacaram no exercício de suas funções. Ao todo, 49 policiais foram agraciados.
A cerimônia contou com a presença do Secretário de Segurança Pública de Goiás, Coronel Veterano Renato Brum dos Santos; do Comandante-Geral da Polícia Militar de Goiás, Coronel André Henrique Avelar de Sousa; do Comandante do 6º CRPM, Coronel Rogério Corrêa Batista; do juiz de direito Roberto Neiva Borges; do promotor de Justiça, Vinicius de Castro Borges; do prefeito de Itumbiara, Dione José Araújo e o Comandante da CPE, Major Oseas Vieira De Melo Neto, entre outras autoridades.
História
O precursor da CPE foi o Grupo de Operações Especiais (GOE) criado em 1998 na cidade de Itumbiara, mediante contexto social de violência que se instalava, assinalando um acréscimo de crimes contra a vida e o patrimônio. Posteriormente, em 2011, o GOE foi extinto dando início ao Grupo de Patrulhamento Tático (GPT) vinculado à doutrina de ROTAM, em que o foco deixou de ser o de operações especiais passando a ser especializado no patrulhamento tático.
Em 2020, o GPT foi transformado em CPT (Companhia de Patrulhamento Tático) com a missão de adequar ainda mais suas ações na doutrina de patrulhamento tático para que em momento oportuno fosse elevado a Companhia Independente (CPE – Companhia de Policiamento Especializado).
Fotos: PM/5
Comunicação Setorial – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás