SSP-GO reúne servidores e celebra ‘Prêmio Destaque Crescimento’
Estado conquistou a melhor colocação da história no ranking de competitividade
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-GO) reuniu, nesta terça-feira (03/10), seus servidores e representantes das Forças de Segurança para celebrar o ‘Prêmio Destaque Crescimento’, entregue ao governador Ronaldo Caiado, em agosto deste ano, durante o Congresso Consad de Administração Pública, em Brasília.
A homenagem evidencia o crescimento do estado, que no ranking geral de competitividade elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), subiu sete pontos e é o primeiro colocado no Brasil no quesito Potencial de Mercado e ocupa a 7ª posição, entre as 27 unidades da federação. Goiás ocupa a melhor colocação desde a reformulação do ranking. Este é o terceiro ano consecutivo que Goiás cresce no ranking geral. O Estado ocupava a 12ª colocação geral, em 2020, 10ª colocação, em 2021, 9ª colocação, em 2022, alcançando agora a 7ª posição.
Durante a comemoração da conquista, em evento no Auditório da SSP, o secretário Renato Brum pontuou, que os indicadores refletem ações eficientes da gestão e a integração é parte fundamental do trabalho. “Colocamos em evidência esse crescimento do estado de Goiás e isso passa por nós. O estado tem avançado, estamos com a Operação Mãos Dadas e estamos percebendo a satisfação da sociedade, do município e das Forças de Segurança municipais que atuam em conjunto. Temos como foco a redução dos índices criminais que deixa esse estado como um dos melhores em Segurança Pública do país”, destacou.
Indicadores
O Produto Interno Bruto de Goiás registrou, em 2022, o maior crescimento dos últimos 12 anos, com aumento de 6,6%. Os dados são do Instituto Mauro Borges (IMB), órgão de pesquisas e estatísticas do Governo de Goiás. Conforme a pesquisa, o PIB estadual mais que dobrou a média nacional para o período, que ficou em 2,9%. O número teve reflexo positivo em geração de emprego e renda, com abertura de 87 mil vagas. A taxa de desemprego em Goiás no segundo trimestre deste ano ficou em 6,2%, segundo dados divulgados pelo IBGE. É a menor para o segundo trimestre desde 2014, quando a taxa foi de 5,4%. Também é a quinta taxa seguida abaixo do patamar de 7%. Em números absolutos, a população desocupada em Goiás é estimada em 247 mil pessoas, enquanto a força de trabalho é de 4 milhões de pessoas.
Fotos: Giovana Miranda, Isabel Oliveira e Magno Leão/ SSP-GO e Corpo de Bombeiros Militar/CBMGO
Comunicação Setorial – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás