Solenidade celebra 25 anos do PROERD

Programa acontece dentro das salas de aula e atendeu mais de um milhão de adolescentes no Estado de Goiás

A Polícia Militar de Goiás promoveu, nesta quinta-feira, 23, a solenidade de 25 anos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), e reuniu autoridades e alunos do Programa. Na ocasião, o secretário de Estado da Segurança Pública de Goiás, Renato Brum dos Santos reforçou o compromisso do Programa de ser um complemento da Segurança Pública atuando em conjunto com a educação e o desenvolvimento social. “Vem sendo feito um trabalho conjunto realizado para conscientizar as nossas crianças e adolescentes. É um programa consolidado, são 25 anos, em que nós atuamos levando conhecimento e aprendizado aos jovens do Estado de Goiás”, afirmou o titular.

Também presente no evento, a primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado destacou a importância da conscientização feita pelo PROERD. “O Programa permite que as crianças estejam preparadas e fortalecidas para dizerem não as drogas. Essa conscientização é que a gente vê o resultado. Aqui em Goiás, o programa acontece há muitos anos e estamos buscando a cada dia aperfeiçoá-lo e aumentá-lo para que alcance mais crianças”, reforçou.

Durante a solenidade, foi feita a entrega da medalha do mérito magistério à subtenente Eliane Cristina, instrutora da primeira turma de formação do Estado e atualmente a mais antiga em sala de aula. A homenagem representou o reconhecimento e agradecimento a todos os instrutores do Programa. “São 25 anos de alegria nas escolas levando mensagens positivas para as crianças. Tenho a grata satisfação, porque toda a minha família passou pelo Programa. O PROERD atende a polícia, a escola e a família, e, só dá certo por ter esses três pilares que caminham de mãos dadas. Quando encontro com aqueles que já foram alunos é uma gratificação imensa”, celebrou.

Criado em Goiás em 1998, o PROERD acontece dentro das salas de aula e atendeu mais de um milhão de adolescentes no Estado de Goiás. Somente em 2022, cerca de 15 mil jovens foram atendidos.

A atuação dos policiais do Programa representa uma modalidade de policiamento comunitário ostensivo e preventivo e oferece uma variedade de atividades interativas e construtivas, que levam em consideração as experiências do cotidiano dos alunos, explorando suas potencialidades e o aprendizado cooperativo, por meio de dramatizações e estudos de casos.

A missão do PROERD é ensinar aos estudantes habilidades para tomada de boas decisões, para ajudá-los a conduzir suas vidas de maneira segura e saudável. Já a visão do programa é construir um mundo no qual os jovens de Goiás estejam capacitados para respeitar os outros e para escolherem conduzir suas vidas livre do abuso de drogas, da violência e de outros comportamentos perigosos. É a Polícia, a Escola e Família andando de mãos dadas.

Estiveram presentes na cerimônia, o secretário de Estado da Segurança Pública de Goiás, Renato Brum dos Santos; a primeira-dama do Estado e presidente de honra da OVG, Gracinha Caiado; o comandante-geral da Polícia Militar de Goiás, André Henrique Avelar; o chefe do Estado Maior Estratégico, Durvalino Câmara; o comandante do 2ºCRPM/ Aparecida de Goiânia, Daniel Pires Aleixo; o comandante de Ensino da Polícia Militar, Luciano Souza Magalhães; o superintendente de Segurança Escolar e Colégio Militar, Mauro Ferreira Vilela; chefe do Centro de Polícia Comunitária, Neila de Castro; o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado estadual Bruno Peixoto; o deputado estadual Adailton Florentino; o deputado estadual Júlio Pina Neto; a deputada estadual Rosângela Rezende e o deputado estadual Gugu Nader.

Fotos: Siqueira/SSP-GO

Comunicação Setorial – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo