Simulado do Corpo de Bombeiros Militar marca início da Operação Tempestade 2021

Ação, que segue até abril de 2022, tem como objetivo o reforço na segurança em ocorrências de alagamentos, enxurradas, deslizamento, soterramento e queda de árvores durante o período chuvoso.

O Corpo de Bombeiros Militar (CBMGO) lançou nesta quinta-feira, (04/11) a Operação Tempestade 2021. Por meio da ação, serão promovidas atividades preventivas, com o objetivo de evitar acidentes e desastres durante o período chuvoso, em Goiás. A operação foi iniciada com um simulado de resgate no Parque Vaca Brava, no Setor Bueno, em Goiânia.

“Estaremos com todo efetivo empenhado em atender a toda população, nos 246 municípios, principalmente voltados a eventos dessa natureza. Nosso objetivo é minimizar acidentes e danos provocados pelas chuvas, de forma preventiva, orientando a população”, destaca o Comandante- Geral do CBMGO, Coronel Esmeraldino Jacinto de Lemos.

A operação, que segue até abril de 2022, é realizada de forma conjunta à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e à Defesa Civil, por meio do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Durante esse período, a corporação irá contar com apoio de informações meteorológicas, para a análise de dados e posterior elaboração de ações preventivas.

“Na prevenção, trabalhamos com a orientação da população, dicas de segurança sobre o que as pessoas devem ou não devem fazer nesse período. A preparação está baseada em treinamentos específicos em ocorrências que envolvem grandes precipitações hídricas. Na resposta, temos os nossos telefones de emergência 193 que todos podem ligar. Estamos à disposição, 24 horas por dia”, explica o Tenente Coronel do CBMGO, David Augusto Guimarães, comandante da operação.

As inundações, provocadas por extravasamento de rios e córregos, são alguns dos perigos mais comuns nos meses de chuva e motivo de grande preocupação. Uma das ações previstas para essa situação, e que será desempenhada pelo CBMGO, é o desenvolvimento de vídeos educativos, com orientações para a população sobre como agir em meio às enchentes e alagamentos. As viaturas também serão equipadas com materiais específicos para salvamento em águas rápidas, com o intuito de atender com mais celeridade as ocorrências.

O trabalho de monitoramento das áreas de risco e das comunidades vulneráveis também será realizado, assim como o envio de alertas para a população por SMS, sobre o risco de chuva, trovoada, tempestade e outros eventos de precipitações hídricas. A Operação Tempestade segue até abril de 2022.

Fotos: CBMGO

Secretaria de Estado da Segurança Pública – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo