Servidores evitam a entrada de celular na UP da Cidade Ocidental
A mulher flagrada com o aparelho é esposa de um dos reeducandos da unidade; o objeto estava escondido nas partes íntimas
Servidores da Unidade Prisional (UP) da Cidade Ocidental, pertencente à 3ª Regional Prisional Entorno da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), evitaram a entrada de um aparelho celular no presídio, nesta quinta-feira, 30/05. O objeto estava escondido nas partes íntimas de uma mulher que tentava adentrar ao local em dia de visita dos familiares aos reeducandos.
De acordo com o supervisor de segurança da UP, Flávio Nascimento, a interceptação ocorreu no instante em que os agentes plantonistas realizavam procedimento de revista pessoal nos visitantes, ocasião em que detector de metal acusou anormalidades em uma visitante, que é esposa de um dos reeducandos, momento em que foi identificado a presença do aparelho celular.
Diante dos fatos, a visitante de 22 anos assumiu a prática do crime e, de forma espontânea, retirou o aparelho e entrou para os agentes plantonistas. De imediato, foram iniciados os procedimentos cabíveis de acordo com a Lei de Execução Penal. A mulher foi conduzida ao Instituto Médico Legal (IML), onde foi produzido o laudo médico e depois encaminhada à delegacia da cidade.
O rigor nos procedimentos operacionais é resultado de adequações estabelecidas por meio de diretrizes instituídas pelo Governo do Estado em consonância com a Secretaria de Segurança Pública e a DGAP, visando o aumento da segurança em ambientes prisionais. “A eficiência do trabalho executado pelas agentes foi primordial para coibir a entrada do material ilícito ao ambiente do cárcere, garantindo a manutenção da segurança na unidade” ressalta Nascimento.
A direção da UP, que abriu procedimento administrativo interno para averiguação do fato e aplicação das sanções penais previstas em lei ao destinatário do objeto , entregou o material à autoridade competente para a destinação necessária.
Fotos: DGAP
Comunicação Setorial
Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP)
(62) 3201-4726
(62) 99858-4776