Semana Santa: PMGO atua contra o tráfico, recaptura foragidos e apreende armas e munições
Confira ocorrências de destaque
A Polícia Militar de Goiás (PMGO) realizou ao longo do feriado prolongado da Semana Santa, entre quinta-feira (06/04) e domingo (09/04), diversas ações e diligências a fim de combater crimes contra a vida e o tráfico de drogas. Além de recapturar foragidos e atender demais ocorrências em território goiano. Confira alguns destaques:
Ação conjunta entre a Polícia Militar de Goiás (PMGO) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu drogas em Rio Verde. As forças de segurança pública realizaram abordagem a um veículo e lograram êxito na apreensão de mais de 08kg de cloridrato de cocaína e 01Kg de skunk. A droga estava escondida dentro do tanque de combustível do veículo embalada com balões. Com a precisa ação policial estima-se um prejuízo de R$ 1.400.000,00 para a organização criminosa, fato que atinge sobremaneira o alicerce do crime organizado. Os abordados, o veículo e a droga apreendida foram apresentados na Central de Flagrantes de Rio Verde.
Equipes da Polícia Militar de Goiás atuaram no combate ao porte ilegal de arma de fogo de grosso calibre durante o feriado. Após a prisão de um autor pelo crime de porte ilegal de arma de fogo pela equipe de CPE da 10ª CIPM e equipe de inteligência do 36° BPM, na cidade de Morrinhos, foram realizadas diligências complementares em Goiânia, pelas equipes do Tático do 6° BPM e PM2. Ação teve como resultado a apreensão de: 01 arma de fogo tipo fuzil calibre .556×45 na plataforma AR sem marca e sem numeração; 685 munições calibre .40mm; 170 munições calibre .9mm; 120 munições calibre .556mm; 58 munições calibre .45mm; 24 munições de calibre .500mm S&W; 06 munições de calibre .22mm magnum; 04 carregadores calibre .556mm; 02 carregadores de pistola Glock calibre 9mm; 01 carregador de pistola Glock .45mm; 01 carregador de pistola Glock .40mm; 01 carregador de pistola CZ 9mm; 01 carregador de pistola .380mn; 28 Backstrat; 01 maleta marca Glock.
Quatro foragidos do presídio de Goiatuba foram recapturados pela PMGO. Após ligações anônimas informando sobre a fuga de presos do presídio na cidade, viaturas do serviço ordinário intensificaram o patrulhamento com afinco de encontrar os fugitivos, quando na altura da rua Minas Gerais no centro do município, foi avistado três deles (com uniforme do presídio) correndo. Momento em que foi dada voz de prisão aos foragidos. Minutos depois, as outras equipes policiais envolvidas, conseguiram localizar o quarto foragido.
O Comando de Operações de Divisas (COD), em Operações na região Leste do Estado, realizou abordagem a um veículo de transporte interestadual de passageiros. Ao verificar a bagagem no compartimento do bagageiro do ônibus, foram encontrados 10 tabletes de SKUNK (super maconha) em uma mochila. O suspeito relatou que pegou a droga em Manaus (AM), e tinha como destino a cidade de Taguatinga (DF).
Ao longo das diversas diligências, após informação irradiada pelo Copom sobre uma tentativa de homicídio em uma distribuidora de bebidas no setor Leste Universitário, na Capital, as equipes de Choque foram até o local e em posse das informações iniciaram o patrulhamento. Em seguida, um homem foi detido; uma arma de fogo do tipo pistola, modelo PT938, calibre 380; munições e veículo utilizado na tentativa de homicídio foram apreendidos.
A equipe do Tático recebeu informações da Agência de Inteligência do 27° BPM sobre um dos autores de um homicídio ocorrido na cidade de Caldazinha com requintes de crueldade, em que a vítima foi sequestrada, torturada e após ter sido morta houve a ocultação do cadáver. Ao ser abordado o suspeito confessou sua participação no crime. Após buscas na residência do acusado foi encontrado um revólver calibre 38, que seria pagamento pela participação no crime cometido.
A equipe de Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam), em patrulhamento pelo setor Balneário Meia Ponte, em Goiânia abordou e prendeu um indivíduo na posse de 96 papelotes de cocaína; 01 moto utilizada para entrega; 02 celulares e R$1.071 em espécie oriundos do tráfico de drogas.
Durante a Semana Santa, o Batalhão Ambiental da PMGO intensificou o patrulhamento náutico no Lago da Serra da Mesa, no Rio Araguaia e em outros locais turísticos do Estado. O objetivo da ação foi garantir a segurança dos banhistas e turistas que aproveitaram o feriado prolongado. A presença da Polícia Militar nas águas contribui para inibir a prática de crimes, coibir a pesca ilegal e garantir a ordem pública.
Fotos: Polícia Militar de Goiás
Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás