Segurança Pública realiza ação de conscientização da Operação Shamar no Flamboyant Shopping, em Goiânia
Foram distribuídos 2.000 panfletos informativos
As forças de Segurança Pública de Goiás realizaram na noite de quarta-feira (13/09), uma ação de conscientização da Operação Shamar no Flamboyant Shopping, em Goiânia. Na oportunidade, o público que passava pela portaria principal – Piso 1 teve acesso a flyers com informações sobre o que é considerado violência doméstica e canais de comunicação disponíveis em Goiás na proteção das vítimas. A ação de conscientização resultou na distribuição 2.000 panfletos informativos, contribuindo para sedimentar a importância do combate a todas as formas de violência contra a mulher.
A Comandante do Batalhão Maria da Penha da PMGO, Major Dyrlene pontuou, que “o Batalhão Maria da Penha está intensificando as ações de fiscalização das medidas protetivas, fazendo com que elas sejam realmente eficazes na proteção das mulheres que já foram vítimas de violência”, afirmou.
Nesse sentido, a Major comentou sobre a ação realizada no Shopping. “Estamos fazendo a panfletagem do material para divulgar os contatos e para as mulheres entenderem o que é violência, que não é apenas a física, mas também a psicológica. Além disso, a comandante salientou a importância do uso do aplicativo Mulher Segura. “Ele é um facilitador do acesso da mulher no momento da violência para que ela possa acionar a polícia”, concluiu.
Operação Shamar
Em balanço parcial, a Operação Shamar que teve início no dia (21/08) e abrange 106 municípios, registrou até está quinta-feira (14/09), 601 Boletins de Ocorrência pela Polícia Militar. A PMGO realizou também o acompanhamento de 5.381 medidas protetivas de urgências.
Os dados da Polícia Judiciária somam 745 medidas protetivas solicitadas. Já o número de Boletins de Ocorrência foi de 1.558. Já os inquéritos policiais instaurados somaram 1.247 e os concluídos 1.365. Considerando as diligências gerais, foram atendidas 1.542 vítimas.
Vale ressaltar, articulada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ministério das Mulheres, Secretaria Nacional de Segurança Pública, a Operação visa o combate à violência doméstica familiar contra a mulher e ao feminicídio. A ação, lançada nacionalmente, conta em Goiás com o empenho efetivo da Polícia Civil (PC), Polícia Militar (PM), Guarda Civil Metropolitana e Corpo de Bombeiros Militar de Goiás.
Fotos: PM5
Comunicação Setorial – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás