Secretário de Segurança Pública visita sede do COC, em Goiânia
Batalhão monitora 70.411 propriedades rurais cadastradas
O secretário de Segurança Pública Renato Brum dos Santos visitou, na manhã desta segunda-feira, 24, a sede do Comando de Operações de Cerrado (COC), em Goiânia. Acompanhado dos comandantes das Forças de Segurança, Brum ressaltou a importância do trabalho do COC e acompanhou uma apresentação sobre o trabalho da unidade.
A nova sede do Centro Integrado de Comando e Controle do Comando de Operações de Cerrado da Polícia Militar de Goiás foi inaugurada pelo governador Ronaldo Caiado em junho de 2022. Na o ocasião, durante a solenidade, foram entregues equipamentos e 19 viaturas para a Polícia Civil. Os veículos são utilizados nos chamados Pontos Focais Rurais, com objetivo de promover a segurança na zona rural.
Em 2019 foi criado o Batalhão de Polícia Militar (BPM) Rural e implantado o primeiro Centro de Comando e Controle Rural do país, com companhias espalhadas por todo o Estado, estando subordinadas ao BPM Rural.
Nesta manhã, o secretário ressaltou que é um trabalho fundamental. “Uma das nossas vertentes é a segurança no campo. Estamos aqui com todos os comandantes das Forças para ver essa apresentação, que nos norteia para fazer um grande planejamento para que a gente avance em Segurança Pública em todo o estado”, disse.
“Temos hoje, o Comando de Operações de Cerrado voltado principalmente ao produtor rural, que tem o Batalhão Rural fazendo parte desse grande comando. O objetivo é levar paz ao campo e essa segurança através de números vem mostrando que está dando certo no Estado”, reforçou o comandante de Operações de Cerrado, coronel Marcelo Granja.
Na ocasião, o delegado titular da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais, Arthur Fleury destacou o trabalho integrado entre as forças policiais. “Vários fatores estão sendo muito importantes para a diminuição desses números de crimes. A integração entre as forças policiais – em que a informação chega rápido para nós – além da criação dos pontos focais rurais. Com essa integração a gente espera melhorar ainda mais e diminuir cada vez mais os crimes rurais no nosso Estado”, afirma.
Participaram da visita o Delegado Geral Adjunto da Polícia Civil de Goiás, Murilo Polati; Comandante Geral da PM-GO, coronel André Henrique Avelar de Sousa; Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Washington Luiz Vaz Júnior; Diretor Adjunto de Administração Penitenciária, Firmino José Alves; Superintendente de Polícia Técnico-Científica, Ricardo Matos; delegado titular da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais (DERCR), Arthur Fleury; presidiu a apresentação o coronel Marcelo Granja, comandante de Operações de Cerrado.
Fotos: PM5
Comunicação Setorial – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás