Rodney Miranda defende compartilhamento de responsabilidade entre os poderes no combate ao crime em reunião do Conasp
Encontro contou com a presença do ministro Sérgio Moro, que solicitou apoio dos secretários para a aprovação do pacote Anticrime
O secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda, participou nesta terça-feira (19/02), em Brasília, de reunião do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp). Um dos principais objetivos foi discutir ações de combate à criminalidade em todo o País. “Para prevenir a violência e fortalecer as instituições, é preciso que União, Estados, Distrito Federal e municípios compartilhem a responsabilidade”, afirmou.
Na abertura do encontro, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, também destacou a importância da integração nacional. “É a melhor forma de resolvermos os anseios da sociedade por um país mais seguro”, ressaltou. “Queremos que a população saia à rua sem ser vítima de um crime ou de não assistir a prática criminal no âmbito da administração pública”, disse.
Sérgio Moro também falou sobre as experiências bem sucedidas entre os estados e solicitou apoio dos secretários para a aprovação do pacote Anticrime encaminhado ao Congresso Nacional. “Todas as medidas visam melhorar o cenário da segurança pública. Nosso objetivo é deixar o sistema de justiça crimina, não só do Judiciário, mas da polícia e do Ministério Público para que o cidadão tenha uma resposta em relação ao crime”.
O secretário Nacional de Segurança Pública, Guilherme Theophilo, explicou que o momento é de colocar em prática o que prevê a Lei nº 13.675/2018 que instituiu o Sistema Único de Segurança Pública e criou a Política Nacional de Segurança Pública. Também ressaltou a importância do debate com os estados. “Vamos ouvir os secretários com mais periodicidade, para que eles opinem sobre todas as nossas ações. É precisa que haja uma integração maior entre federação e estados”, assegurou.
Fotos: Isaac Amorim Filho – Ministério da Justiça e Segurança Pública
Comunicação Setorial
Secretaria de Segurança Pública
(62) 3201-1027